Xavi diz que não gosta do futebol que jogava o Real Madrid de José Mourinho. O médio do Barcelona acrescenta que não quer atacar o português, mas acha também que ele não deixou qualquer legado.

«A minha intenção não é atacar Mourinho, mas é evidente que não gosto do futebol que coloca em campo», afirmou o médio do Barcelona em entrevista ao jornal «Sport». «Um clube rico e poderoso não pode jogar uma final da Champions como fez o Chelsea ou como jogou o City esta época ou, por que não dizê-lo, como joga o Real Madrid de Mourinho», acrescenta.

Garante Xavi que dizer isso não é ser antimadridista e dá como exemplo oposto o futebol dos Galácticos, a equipa do Real Madrid do início dos anos 2000 que teve Zidane e companhia: «Alucinava com eles. Dava-me raiva vê-los jogar, porque tinham uma ideia e um conceito. Zidane, Roberto Carlos, eram incríveis. Dominavam todos os aspetos do jogo. Tinhas que render-te à evidência e reconhecer que eram melhores.» O Real Madrid com Mourinho, prossegue, «não tinha nada disso e não deixou um legado para o futuro».

O cérebro do estilo que fez do Barcelona e da Espanha as melhores equipas dos últimos anos defende depois assim a filosofia do seu clube: «Não deixamos o campo seco para que se jogue num batatal nem damos 30 mil pontapés e não tentamos aquecer um jogo. Não o fazíamos mesmo quando o Real nos passava por cim. O resultado é impostor. Há algo mais para lá de ganhar e perder.»

Por fim, Xavi diz que se ri quando lhe falam em fim de ciclo no Barça, e não o preocupa que Neymar e Messi na mesma equipa sejam dois galos para um poleiro, como disse Cruijff: «Isso dos egos está acautelado aqui.»