A figura: Lima

Duas assistências dos flancos para os dois primeiros golos do Braga. O primeiro com uma boa desmarcação sobre o corredor direito e uma boa leitura do jogo, com o cruzamento atrasado que permitiu a Leandro Salino abrir o marcador. Quatro minutos depois, com o golo do 1º dezembro pelo meio, nova investida, agora pelo corredor contrário, a culminar com um cruzamento bem medido para a conclusão fácil de cabeça de Hélder Barbosa. De cabeça bem levantada, foi sempre o avançado mais esclarecido dos minhotos. Foi também o mais rápido e o que mais desequilíbrios provocou na defesa contrária.

As estreias: Douglão e Rodrigo Galo

Duas estreias com sinais positivos. Douglão no eixo da defesa não teve muito trabalho, impondo-se nas alturas sempre que foi solicitado. O lateral esteve em mais evidência, subindo pelos corredores no apoio ao ataque e somando dois remates à baliza. Começou na direita, mas com a lesão de Imorou passou para o lado contrário, sem perder qualidade. Jardim pode contar com o reforço contratado ao Gil Vicente.

O momento: Carlão entra e marca

O Braga tinha o jogo controlado, mas a vantagem mínima não lhe dava tranquilidade. Leonardo Jardim trocou Nuno Gomes por Carlão e, na primeira oportunidade, num rápido contra-ataque, o antigo avançado do Leiria, matou o jogo e serenou os ânimos com um tiro cruzado.

Desilusão: Nuno Gomes

Numa semana em que esteve ao serviço da Selecção Nacional, tinha uma oportunidade soberana para se mostrar como primeira opção, mas acabou por deitar tudo a perder, sem conseguir adaptar-se às dificuldades do relvado e ao ritmo da equipa. Caiu quatro vezes na «ratoeira» do fora-de-jogo e, nos minutos que teve em campo, somou apenas um remate. Muito pouco.

Outros destaques:

Hélder Barbosa: Mais um golo e já são seis em jogos oficiais esta temporada. Esta tarde, apesar da sua baixa estatura, até marcou de cabeça, tirando máximo proveito do cruzamento bem medido de Lima, para devolver a vantagem ao Braga. Esteve sempre em bom plano, enchendo o campo e surgindo em todas as zonas do ataque do Braga. Sofreu um toque na parte final do jogo e saiu mais cedo por precaução.

Ricardo Gomes: formado nas escolas do Futebol Benfica, o veterano médio foi a maior dor de cabeça da defesa do Braga esta tarde. Jogou adiantado no apoio directo a Janú e apareceu muitas vezes em jogo, a dar início a contra-ataques ou em rápidas combinações. Bonito o chapéu com que brindou Berni e ainda fez o Primeiro sonhar...por três minutos.