2005 foi um ano intenso em Portugal. Do título nacional do Benfica à presença do Sporting na final da Taça UEFA, passando pela campanha da selecção nacional até ao Mundial-2006, este foi um ano de emoções fortes.
O campeonato 2004/05, que então se chamava ainda Superliga, foi um dos mais equilibrados de sempre. Foi aquele em que o vencedor terminou com menos pontos e foi decidido mesmo no final, com epicentro no Porto. O empate no Bessa permitiua festa do Benfica, proporcional aos anos que o clube da Luz passou sem comemorar um título. Onze anos depois, milhares e milhares de adeptos saíram à rua para celebrar a conquista, do Porto até à Luz, onde esperaram noite dentro pelos jogadores. No plano nacional, o V. Setúbal levou o outro grande troféu da época, vencendo no Jamor o Benfica para conquistar a Taça de Portugal, de volta às mãos de um histórico do futebol português, que não vencia o troféu há 38 anos.
Mas este foi também o ano em que Portugal voltou a ter uma equipa numa final europeia, a terceira seguida. O Sporting fez uma campanha notável até à decisão da prova em que foi, por coincidência, anfitrião. Com ponto alto simbólico na Holanda e no golo de Miguel Garcia ao AZ Alkmaar que abriu as portas da final de Alvalade, 40 anos depois da única final europeia do clube de Alvalade. Naquele 18 de Maio, quatro dias depois de perdida a hipótese de chegar ao título no «derby» com o Benfica, os «leões» marcaram primeiro mas não conseguiram contrapor argumentos à frieza e à eficácia do CSKA Moscovo, que venceu por 3-1 e levou a Taça.
Na segunda metade do ano, teve sabor a desilusão a presença das equipas portuguesas, representadas por Benfica, F.C. Porto, Sporting, V. Setúbal, V. Guimarães e Sp. Braga, disfarçada mesmo no final do ano com a vitória sobre o Manchester United que permitiu ao Benfica manter-se em prova para 2006. Será a única equipa portuguesa.
Foi em 2005, também, que a Selecção Nacional carimbou o passaporte para o Mundial-2006, numa campanha que terminou invicta. Cinco vitórias e dois empates selaram a quarta presença de Portugal na fase final do Campeonato do Mundo, dos 12 jogos realizados ao longo do ano a Selecção apenas perdeu um particular, logo em Fevereiro, frente à Irlanda. A fechar o ano, o sorteio da fase final, que colocou México, Angola e Irão no caminho de Portugal, permite alimentar boas expectativas para 2006.
Mais notável ainda a campanha da Selecção de sub-21, que ganhou todos os jogos da fase regular da campanha para o Europeu de 2006, garantindo o apuramento no «play-off» com um empate e uma vitória frente à Suíça. O Europeu vai ser em Portugal, Agostinho Oliveira comanda uma equipa de grande qualidade, com jogadores que já foram também opção nos AA, e ambições óbvias.
A partir dos acontecimentos seleccionados pelo Maisfutebol, a escolha final é sua. Para votar, basta clicar no link do lado direito do ecrã. Participe e deixe a sua opinião.