4-0. A vitória desta noite no Estádio da Luz é a maior de sempre de Portugal sobre a Espanha, em 37 confrontos e 89 anos de história. E os campeões do Mundo não perdiam por este resultado, em absoluto, há 68 anos.

Tudo sobre o Portugal-Espanha desta noite.

É apenas a oitava vez que Portugal vence a Selecção que defrontou mais vezes. As contas ainda são claramente favoráveis à Espanha, mas muito por força dos primeiros anos. É dessa altura (1934) que data a pior derrota de sempre, nada menos que 0-9.

Nos últimos 50 anos, Portugal perdeu duas vezes e ganhou três. A última vitória, e até hoje a única em jogos oficiais, aconteceu no último jogo da primeira fase do Euro 2004 (1-0, golo de Nuno Gomes).

O jogo anterior ao desta noite na Luz, todos o recordam, representou o adeus de Portugal ao Mundial 2010. David Villa marcou o único golo desse encontro dos oitavos-de-final, no qual a Espanha embalou até ao título mundial. Foi a 17ª derrota da Selecção Nacional com a «Roja». Empates foram 12.

E vitórias foram oito, a maior dos quais nesta noite, 17 de Novembro de 2010. O melhor resultado anterior era uma vitória por 4-1 em 1947, com dois golos de António Araújo e dois de Travaços.



A Espanha não perdia de resto por 4-0 desde 1942: aconteceu em Milão, num jogo com a Itália. Mas a pior derrota da história da «Roja» é bem mais avultada: 1-7, também frente à Itália, nos Jogos Olímpicos de 1928, em Amesterdão.