O Maisfutebol não escreveu nenhuma mentira de 1 de Abril, mas aprecia a originalidade. Sobretudo quando é bem sucedida. O jornal The Sun, crónico tablóide inglês, conseguiu inventar uma história que enganou franceses e alemães, ao longo das últimas horas.
Geoff Hurst, antigo avançado da selecção de Inglaterra, ajudou à festa. Veio a público comentar um tema que alimentou tremenda discussão ao longo das últimas décadas. No Mundial de 1966, os ingleses venceram a Alemanha Ocidental com um golo polémico. Entrou ou não?
«A bola nunca passou a linha de golo. Chegou a altura de esclarecer esta história e admitir que a bola não chegou a entrar. Foi um fardo muito pesado sobre os meus ombros, nos últimos 44 anos. Mas agora estou feliz por contar a verdade às pessoas». Hurst disse isto, de facto. Em vídeo e tudo. Porém, fê-lo apenas para uma campanha publicitária. As imagens credibilizaram o engodo.
O The Sun embelezou a história e chegou ao ponto de deixar um indício sobre a mentira de 1 de Abril. O jornal colocou declarações de uma porta-voz da FIFA, prometendo analisar o caso. A pessoa em questão chama-se Aprile Foolet (ndr. April Fool quer dizer mentira de Abril). Mesmo assim, a história foi reproduzida em publicações renomadas como o L`Equipe e o Le Figaro, em França, e Bild, na Alemanha.
O jornal inglês já veio confirmar a brincadeira. Que ninguém leve a mal.
Veja o golo em questão: