Roman Abramovich subiu quatro lugares no ranking dos maiores multimilionários do mundo, onde ocupa o 21º lugar. Na lista divulgada pela revista norte-americana «Forbes», liderada pelo norte-americano Bill Gates, o magnata russo surge também como o mais gastador do mundo.
Aos 38 anos, o proprietário do Chelsea tem a sua fortuna avaliada em 13.3 biliões de dólares, cerca de dez mil milhões de euros. Nos últimos dois anos, Abramovich gastou cerca de 522 milhões de euros, tendo investido a maior fatia no clube treinado por José Mourinho e que conta no seu plantel com os portugueses Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Tiago e Nuno Morais.
Além dos cerca de 216 milhões de euros que Abramovich «injectou» no Chelsea, entre as extravagâncias do magnata russo contam-se dois iates - o Pelorus, de 75 milhões de euros, e o Le Grand Bleu, de 90 milhões -, e um Boeing 767 jet no valor de 75 milhões de euros.
Pela primeira vez, Abramovich surge no ranking por países como o maior multimilionário da Rússia, a segunda nação com os homens mais ricos do mundo, depois dos Estados Unidos.
Governador de Chukotka, a província mais oriental da Rússia, e principal accionista da petrolífera Sibneft, Abramovich, de 38 anos, ainda está, porém, muito aquém da fortuna do norte-americano Bill Gates, o homem mais rico do mundo. Aos 49 anos, o patrão da Microsoft, tem uma fortuna avaliada em 46.5 biliões de dólares, cerca de 35 mil milhões de euros.
No ranking elaborado pela «Forbes», o empresário Belmiro de Azevedo é o único português. O maior accionista da SONAE tem uma fortuna avaliada em 1.7 biliões de dólares, cerca de 1.3 mil milhões de euros.