A Académica está muito perto de contratar o médio do Coritiba Roberto Brum. As negociações tiveram início na última quinta-feira à noite e resolveram-se rapidamente, com o clube de Coimbra a formalizar a proposta por fax.
O jogador, um médio de 26 anos que tem o estatuto de «capitão» na equipa paranaense, vai assinar por três anos e a Briosa irá desembolsar cerca de um milhão e meio de euros, apesar da cláusula de rescisão tenha sido estabelecida em seis milhões. A pedido do presidente José Eduardo Simões, Roberto não viajou com a equipa para o norte do Paraná, onde se vão realizar alguns jogos do campeonato estadual. O risco de uma lesão foi, desta forma, evitado, sendo que na próxima segunda-feira o negócio deverá ser concluído, já com a presença de um empresário mandatado pela Académica.
Depois de ter alinhado na primeira jornada, ante o Engenheiro Beltrão (vitória por 2-1), o médio já se encaminhava para entrar no autocarro da equipa rumo a Maringá, para defrontar o Cianorte, mas uma chamada de Portugal impediu esta viagem, sendo que o aleta já manifestou ao Maisfutebol o seu desejo de estar em Coimbra «pelo menos na quarta-feira, para poder assistir ao jogo da Taça, com o Marítimo».
Formado no Fluminense, onde passou onze anos da sua vida, Roberto Brum assinou pelo Coritiba em 2002, tendo-se afirmado como um jogador muito combativo e imprescindível para a equipa. No último campeonato brasileiro foi considerado pela prestigiada revista «Placar» como um dos três melhores médios defensivos. Ou seja, Nelo Vingada consegue encontrar o jogador ideal para um lugar importante, depois de ter tentado assegurar Calado e Raul Meireles.
Quanto aos pormenores negociais que faltam concretizar, o presidente do Coritiba, Giovani Gionídis, referiu ao Maisfutebol que se tratam de apenas de «detalhezinhos»: «A proposta foi aceite, pelo que tudo está bem encaminhado. Como eu estou de viagem e a Académica também joga esta sexta-feira, ficou acordado que voltaríamos a falar na próxima segunda-feira, altura em quem um empresário português irá estar aqui para concluirmos o processo».