O médio Jonhatan Bru é o primeiro reforço da Académica para a época 2009/10, tendo esta segunda-feira chegado a acordo para assinar um contrato válido por uma temporada - com mais duas de opção - , depois de ter passado nos últimos exames clínicos e na sequência de um período à experiência de 15 dias.
O jogador francês, de 24 anos, foi formado no Rennes, somou 42 internacionalizações ao serviço das selecções jovens do seu país (esteve, em 2005, no Torneio de Toulon, onde defrontou o agora colega Amoreirinha), e teve como último clube o Istres.
Com esta contratação, a Académica estará a precaver-se quanto à possível saída de Nuno Piloto e também tendo em conta a venda de Paulo Sérgio ao Al-Ettifaq, todos eles jogadores da posição 6, vulgarmente conhecidos como «trincos», tal como Bru.
«É um bom campeonato e trata-se de uma equipa [a Académica] que teve um bom desempenho. Criou uma dinâmica que espero que se mantenha para a próxima época. Além disso, tem boas instalações e um estádio moderno e funcional. Convém também não esquecer que se trata de um clube histórico, ideal para relançar a minha carreira», afirmou o francês ao Maisfutebol, na sua primeira entrevista em Portugal.
Tal como o navalista Baradji, também Bru é um velho conhecido do benfiquista Yebda: «Apesar da diferença de idades, encontrámo-nos várias vezes nas selecções de França. Também nos defrontámos quando éramos pequenos, porque morávamos em cidades próximas. Mais recentemente, também joguei contra ele quando estava no Auxerre. É um amigo»
Apesar disso, confessa que ainda não ligou ao jogador encarnado mas aproveitou o recente encontro da Briosa com a Naval para trocar impressões, justamente, com Baradji sobre o país e o futebol que se pratica por cá: «Ele falou-me sobretudo do clube dele, mas deu para perceber as várias diferenças para os chamados grandes. No geral, disse-me muito bem de Portugal.»
Lodz pode levar Madej de volta
Enquanto não anunciam o nome do treinador escolhido para a suceder a Domingos Paciência, que se despede do plantel com uma sardinhada esta terça-feira após o último treino, os responsáveis estudantis vão tentando encaminhar alguns dossiês, relacionados, nomeadamente, com jogadores.
Da Polónia, o site sports.pl noticiou que o Lodz, antigo clube de Lukasz Madej, está interessado em reavê-lo e, atendendo à escassa utilização do médio polaco (seis jogos na Liga), não deverá ser difícil concretizar os seus intentos, ainda que o jogador tenha mais um ano de contrato.