É precisamente nisso que os trofenses são bons, a aterrorizar os grandes. O pior são os encontros, como este, frente a adversários da sua igualha. E em Coimbra, costuma mandar a Académica, que no mini-campeonato em casa ocupa o quinto lugar, em igualdade com o F.C. Porto.

Não se adivinha, por isso, tarefa fácil para os comandados de Tulipa, até porque a Briosa, confortavelmente instalada no 11º lugar, com 21 pontos, sabe que terá apenas mais dois encontros em Coimbra diante de competidores directos (Belenenses e Naval) a seguir a este.

A prioridade de ambas as equipas vai, por conseguinte, para os pontos, pois os da Trofa, com 18, estão a apenas dois da linha-de-água, abaixo da qual estiveram durante muito tempo mas que conseguiram abandonar com um recente melhoria de resultados.

Estudantes quase na máxima força, Hélder Barbosa falha regresso a Coimbra

Hélder Barbosa vai falhar o regresso à cidade do Mondego devido a acumulação de amarelos. O jogador do F.C. Porto emprestado ao Trofense - fez furor na Académica na primeira metade da última época e esteve com um pé de novo na equipa estudantil no último defeso mas não resistiu a uma oferta mais vantajosa - evita assim uma recepção eventualmente mais ríspida da parte dos adeptos locais, que não esqueceram o episódio.

Tulipa tem ainda outras dores de cabeça, já que Delfim, Varela e Edu Souza estão lesionados, mas há boas novas: Hugo Leal, antigo estudante, está de volta às opções, enquanto o avançado David Caiado que teve de regressar da Rússia, onde se encontrava à experiência no Terek Grozni, está disponível, devendo sentar-se no banco de suplentes.

Já Domingos Paciência tem todo o plantel disponível à excepção do central Amorerinha que, mesmo assim, não deveria ser opção para o onze face ao regresso da dupla Orlando/Luiz Nunes.

De acordo com o trabalho da semana, é previsível que os estudantes apresentem uma nuance táctica, apostando no 4x3x3, com Saleiro a entrar na linha inicial como ponta-de-lança, obrigado Madej a voltar para o banco.

Equipas prováveis

Estádio Cidade de Coimbra.

Árbitro: Vasco Santos (Porto).

ACADÉMICA: Peskovic; Pedrinho, Orlando, Luiz Nunes e Pedro Costa; Nuno Piloto, Cris e Tiero; Sougou, Saleiro e Lito.

Outros convocados: Pedro Roma, Berger,Hélder Cabral, Diogo Gomes, Miguel Pedro, Madej, Licá e Éder.

TROFENSE: Marco; Paulinho, Miguel Ângelo, Valdomiro e Tiago Pinto; Milton do Ó, Mércio, Hugo Leal e Rui Borges; Chad e Reguila.

Outros convocados: Paulo Lopes, Areias, Zamorano, Pinheiro, Edu, Lipatin, Dagil, Moustapha e David Caiado.