O Portimonense, líder da II Liga, foi derrotado este domingo no Estádio do Fontelo, em Viseu, por uma bola a zero e viu assim adiado o regresso imediato ao principal escalão do futebol português. O jogo foi mais bem jogado nos primeiros 45 minutos do que nos segundos.

Confira a FICHA DO JOGO

A primeira parte no Fontelo foi disputada e intensa, com ocasiões de golo para ambas as equipas. Entrou melhor o Académico, com Bura a ficar perto do golo, na cobrança de um livre direto. Com o passar dos minutos, o Portimonense foi equilibrando a contenda e passou inclusivamente a ter protagonismo na construção de jogo, com os criativos Paulinho e Ewerton em plano de evidência.

Já a caminho do último quarto de hora do primeiro tempo, chegaram as melhores oportunidades para os algarvios. Bruno Tabata, na sequência de um disparo de meia-distância, obrigou Rodolfo a defesa apertada e o trinco Pedro Sá esteve também perto do golo, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto. Pouco depois, Sandro Lima dispôs de uma chance clara para faturar, mas o disparo, em ótima posição, saiu muito por alto.

No regresso dos balneários, arranque morno e pautado pelo equilíbrio, com os momentos de protagonismo em posse a serem irmãmente divididos. Foi já depois de completado o primeiro quarto de hora que surgiram as primeiras ocasiões, para o conjunto algarvio. Chidera, em três situações (a última das quais na cara do guardião contrário), desperdiçou de forma clara o golo e a tranquilidade para o Portimonense rumo ao principal escalão.

Não marcaram os algarvios, aproveitaram os viseenses. Paná, médio angolano ex-Marítimo, um dos mais esclarecidos da tórrida manhã de domingo, isolou Sandro Lima na meia direita e este tocou para o lado de forma a que Tiago Borges apenas tivesse de encostar para o fundo das redes. Estava inaugurado o marcador no Fontelo, com duas dezenas de minutos ainda pela frente…

Apesar de tudo, e até ao derradeiro apito de Jorge Ferreira, ainda se registou um lance polémico na área viseense, com o árbitro da partida a anular um lance que terminaria em autogolo de Bura. Venceu o Académico, que assim conquista três importantes pontos na luta pela manutenção. Quanto ao Portimonense, fica à espera de um deslize do Varzim na receção ao Sporting da Covilhã, para poder confirmar a subida ainda neste domingo.