Por momentos, a rivalidade dissipou-se. Aquando da substituição de Iniesta, no derby que se jogou este sábado entre Espanhol e Barcelona, os adeptos da equipa da casa proporcionaram um dos momentos da noite. Levantaram-se e aplaudiram o jogador do Barcelona, que, na altura, já goleava. Os jogadores do Espanhol que estavam em campo, juntaram-se ao momento e também bateram palmas. Bonito.

Registe-se e comente em tempo real no Maisfutebol!

A explicação para o gesto remonta à final do Mundial 2010, quando Iniesta, após marcar o golo da que deu o triunfo à Espanha, mostrou uma camisola que pretendia homenagear Daniel Jarque, antigo capitão do Espanhol que faleceu em Agosto de 2009, vítima de ataque cardíaco.

Veja os golos do triunfo do Barcelona (1-5)

Menos de uma hora depois do encontro, Iniesta colocou uma mensagem no seu «Facebook» a agradecer o gesto. «Foram muitas emoções. Estou muito contente com esta vitória tão importante para nós, porque ganhar um derby é sempre muito especial. Não tenho palavras para descrever o que vivi quando abandonei o relvado. Simplesmente, obrigado!», escreveu.

Pouco tempo depois, o médio falou à imprensa espanhola sobre o momento, sintetizando o que se passou numa frase: «Acima de qualquer rivalidade, estão as pessoas.»

Veja os adeptos do Espanhol a aplaudir Iniesta:



E recorde a homenagem de Iniesta: