Com oito anos como jogador do AZ e fazendo parte das equipas técnicas do clube de Alkmaar desde 1985, Hugo Hovenkamp é o actual olheiro da equipa holandesa e conhece bem o trabalho de Co Adriaanse, o holandês que é apontado como o próximo treinador do F.C. Porto.
«Em todos os anos de Alkmaar, este é o melhor treinador de todos os que passaram por cá», assume sem dúvidas algumas Hovenkamp salientado as melhores qualidades de Adriaanse que acompanham a conhecida disciplina metódica: «É honesto. É sincero.»
«Adriaanse seria de certeza o treinador certo para o F.C. Porto», garante o responsável do AZ, assumindo mesmo numa comparação destemida que o treinador holandês «é muito ofensivo, como Mourinho». «Ele gosta de alinhar sempre com quatro atacantes, como também faz o Sporting», adiantou.
O AZ está a fazer uma grande época, é verdade, mas mesmo sem ter ainda dado provas ao nível desportivo como já deu Mourinho, o factor disciplina (bem conhecido no português) tem semelhanças na exigência. Mas cada um tem a sua maneira de ser e a da Adriaanse é muito peculiar, como contou Hovenkamp.
O primeiro exemplo foi dado com atrasos de jogadores nos treinos: «Se um jogador se atrasa, Adriaanse não o repreende, castiga ou exige uma multa. Basta-lhe que ele venha trabalhar no próximo dia de folga; assim como ele já fez quando se atrasou.»
O ouros exemplo do respeito mútuo que gosta de manter com o seu plantel foi mostrado há dois anos quando «Adriaanse falou em nome no do grupo». «A equipa reuniu-se, perguntou-lhe porque o tinha feito e ele nunca mais expôs o seu grupo de trabalho», finalizou Hovenkamp.