O futebolista romeno Adrian Mutu anunciou a intenção de adotar o recém-nascido que esta semana foi resgatado de um cano de esgoto no leste da China, procurando agora um mecanismo legal que permita a adoção.

O avançado, que tem três filhos, contou à televisão romena ProTV que já discutiu o plano com a mulher, Consuelo, e que o casal avançará com a adoção se for alcançado um acordo legal, já que a Roménia não faz parte da lista de 17 países cujos cidadãos podem adotar na China.

«Tenciono adotar este bebé», disse o jogador do AC Ajaccio, acrescentando: «Fiquei sem saber como conseguiria continuar a viver, como comer o meu pequeno-almoço, depois de ver esta história na televisão. É uma criança especial. Quando vi o bebé, disse «tenho de adotá-lo, ele foi-me enviado por Deus».

«Ele causou-me uma grande impressão. Disse à minha mulher que tínhamos de o ajudar, tínhamos de fazer tudo o que pudéssemos», afirmou o avançado. «É um milagre que esteja vivo».

Admitindo que nunca tinha pensado adotar um bebé, Mutu tomou a decisão depois de ver as imagens que despertaram a atenção mundial na segunda-feira, do salvamento do recém-nascido a ser salvo de um cano de esgoto onde estivera preso durante várias horas.

O bebé ficou preso num tubo com dez centímetros de diâmetro, que os bombeiros e médicos tiveram que desmontar antes de poder salvar o bebé.

O menino, que nasceu com 2,3 quilos, sofreu cortes na face e nos membros, tendo sido colocado numa incubadora no Hospital Popular de Pujiang.

Na quinta-feira, responsáveis citados pela agência de notícias Xinhua informaram que o recém-nascido já saíra do hospital e seria entregue aos cuidados da mãe e dos avós maternos.

A agência Xinhua refere que o alegado pai do bebé tenciona contestar a paternidade, mas o jornal local Jinhua Daily indica que a polícia ainda está à procura do pai.

A versão da polícia e dos media estatais é que a mãe, de 22 anos e solteira, escondeu a gravidez e terá dado à luz inesperadamente quando foi à casa de banho. «Tentou agarrar o recém-nascido quando saiu, mas o corpo era muito escorregadio», relatou a agência Xinhua, citando o relatório da polícia.

Mutu, que em 2003 jogou no Chelsea de José Mourinho durante uma temporada, tem três filhos: Mario, de 11 anos, da primeira mulher, e duas meninas do seu atual casamento, Adriana, de sete anos, e Maia Vega, de cinco.