O Coimbrões conquistou a Taça da Associação de Futebol do Porto ao bater o Aliança de Gandra, por 4-2, este domingo, no Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso, Vila Nova de Gaia.

Num jogo com mais de três mil adeptos nas bancadas os gaienses fizeram a festa, graças aos golos do capitão Afonso Cunha (22m, de penálti), Matheus Fornazari, que bisou (45m+1 e 66m) e Neemias Benavenuto, que fez o último dos verde e pretos (70m). Já na reta final, a equipa de Paredes ainda reduziu por Gonçalo (82m) e Maurício (40m), sem contudo pôr em causa o triunfo da equipa de Luisinho, treinador aniversariante.

O jogo, que foi dirigido pelo árbitro internacional Gustavo Correia (AF Porto) teve como novidade a estreia do VAR em jogos dos distritais. Aliás, foi após a intervenção do vídeo-árbitro que aos 22 minutos de jogo o Coimbrões abriu o marcador, de grande penalidade.

Com a conquista do troféu, o Coimbrões tem presença assegurada na próxima edição da Taça de Portugal.

Os gaienses lideram ainda a fase de subida ao Campeonato de Portugal, da divisão de elite da AF Porto, numa decisão em que enfrentam precisamente o Aliança de Gandra, o Alpendorada e o Leça.