«100 anos 1907-2007 Benfica-Sporting Sporting-Benfica ...pior do que inimigos, eram irmãos» é um título estimulante, tanto quanto os derbies entre os dois clubes de Lisboa a que Afonso de Melo, escritor e jornalista, não resistiu.
Pôs mãos à obra e encontrou a planta em incontáveis páginas de jornais, publicações de outros «coca-bichinhos», como lhes apelidou, e no contributo de amigos. O acto deu lugar ao facto e aí está, para quem quiser ler, conhecer ou recordar, um livro com quase duas centenas de páginas, número próximo do verdadeiro como acontece com alguns dados dos derbies.
O autor explica. «Em 1907, o futebol não valia mais do que uma linha de rodapé na imprensa nacional. Em 1913 ou 1914, não havia quem prestasse muita importância aos marcadores dos golos. Em 1917, era raro o jornalista que se dava ao trabalho de fazer uma ficha de jogo tal como a conhecemos hoje (...)»
Mas as histórias, as lágrimas e os sorrisos são incontornáveis. E para Afonso de Melo, que os leitores possam «descobrir que há mais para além do Benfica e do Sporting do que aquilo que sabemos» é satisfação quanto baste. Foi a 1 de Dezembro de 1907 que tudo começou, cem anos já passaram, outros tantos se aguardam. Já agora, para aqueles que a esta hora rejubilam ou venham a fazê-lo por o Benfica surgir na capa primeiro que o Sporting, o critério é ...alfabético.