Chama-se Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF), foi registada em notário a 30 de Dezembro do ano passado e servirá para salvaguardar os interesses dos empresários portugueses autorizados pela FIFA para intermediar a transferência de jogadores. O mentor do projecto foi Artur Fernandes, conhecido no meio por Joca, que reuniu vários agentes encartados do nosso futebol e recebeu «a opinião unânime» dos intervenientes para o projecto dar o passo necessário para a sua consumação.
«O objectivo principal desta associação é regularizar a actividade e salvaguardar os direitos e deveres da nossa classe», explicou o agente FIFA Artur Fernandes ao Maisfutebol. «Portugal talvez fosse o único país que não tinha uma associação de empresários de futebol. Acho que a sua criação era essencial, porque há muitas pessoas a trabalhar na transferência de jogadores que não estão habilitadas para tal. São empreiteiros, advogados, donos de restaurantes e até taxistas».
O mesmo agente fez um estudo entre Abril e Setembro de 2005 e chegou à conclusão que «os empresários FIFA do futebol português perderam 38 por cento do mercado da Liga e da Liga de Honra e 68 por cento do mercado da segunda divisão e terceira divisão» para pessoas que não estão habilitadas para tal e por vezes «nem sempre aconselham da melhor forma os jogadores». Para 9 de Fevereiro está agendada uma reunião dos empresários FIFA portugueses, no Municipal de Coimbra, onde ficará estabelecido quem será o presidente da ANAF e os elementos da respectiva Direcção.
Objectivo é ser parte integrante da FPF
A ANAF foi registada em cartório no penúltimo dia do ano passado, o que dá espaço de manobra para que possa ser parte integrante da Federação Portuguesa de Futebol, se o organismo máximo que gere o futebol português assim o entender. Isto porque, de acordo com a legislação, a criação tem de ser num ano e a integração no outro. Artur Fernandes teve «a adesão de 95 por cento dos empresários portugueses», que se mostraram sensíveis para a criação desta associação.
Artur Fernandes, o mentor da ANAF, tem 35 anos e é agente FIFA desde 2003. Jogou futebol profissional (era conhecido por Joca), formou-se no F.C. Porto e terminou a carreira aos 29 anos, no Canelas, na sequência de uma grave lesão. Durante os tempos de futebolista frequentou o curso de educação física do FCDEF e também cursou psicologia. O gosto pela modalidade e o final prematuro da carreira de jogador levaram-no a ser empresário.