O Tribunal Nacional da Dinamarca condenou, esta terça-feira, o adepto que agrediu o árbitro alemão Herbert Fandel no Dinamarca-Suécia, realizado em Junho de 2007 e a contar para a fase de qualificação para o Euro-2008, a pagar 251 mil euros. O incidente, motivado por um cartão vermelho mostrado ao dinamarquês Christian Poulsen, provocou uma série de prejuízos à federação dinamarquesa.

Mais notícias de futebol internacional

A Dinamarca perdeu o jogo, que na altura estava empatado a três golos, e foi obrigada a fechar o Estádio Nacional Parken para os jogos de apuramento que ainda faltavam, tendo de jogar a 140 quilómetros de distância de Copenhaga e num recinto com menor lotação. A federação teve ainda de pagar uma multa à UEFA.

A indeminização que o adepto, apelidado pelos meios de comunicação locais como «o tonto do futebol», tem de pagar é a soma de todas as perdas estimadas pela federação com os castigos impostos pela UEFA. O organismo não esperava recompensa monetária, mas queria que o agressor fosse penalizado. Segundo o secretário-geral Jum Stjerne Hansen, «a federação não espera conseguir o dinheiro todo e está preparada para discutir a quantia da multa.»

Veja o vídeo da agressão: