Vai ser como se nunca tivesse havido jogo. A Federação holandesa de futebol decidiu, esta quarta-feira, que o encontro entre o Ajax e o AZ Alkmaar vai ser jogado novamente, na íntegra, e com o resultado, claro está, em 0-0. Não haverá público nas bancadas.

O jogo tinha sido interrompido ao minuto 37, quando um adepto entrou em campo para tentar atacar o guarda-redes do AZ, Esteban Alvarado, que reagiu e agrediu o adepto. O árbitro expulsou-o e o treinador da sua equipa mandou todos os jogadores para o balneário.

Adepto invasor 30 anos sem ir ao estádio

Posteriormente a Federação começou por tirar o cartão vermelho a Alvarado, mas faltava decidir o que fazer com o jogo.

«Tínhamos três opções. O Ajax vencia 1-0 e poderíamos acabar o jogo com esse resultado, mas essa opção nunca foi considerada. Podíamos retomar o jogo com o resultado que estava e jogar só o tempo que faltava, mas aí o guarda-redes do AZ não poderia jogar porque tinha sido expulso, uma decisão que já foi anulada. E depois havia esta opção», resumiu Bert Van Oostveen, director da Federação.

Ajax-AZ suspenso: guardião atacado responde a pontapé

Para além do vermelho a Alvarado, foram retirados os cartões amarelos que tinham sido mostrados a Eyong Enoh, do Ajax e Jozy Altidore, do AZ.

O clube de Amesterdão, que também foi multado em dez mil euros, sente-se injustiçado e ameaça jogar sob protesto. E o director financeiro Slop Jeroen ainda foca outro lado curioso neste caso: «Vai ser irónico para os nossos adeptos, porque o jogo seguinte é também contra o AZ, para a Taça. Aí já teremos público. Vão poder compensar.»

Recorde o incidente: