Muito satisfeito com o oitavo lugar na maratona olímpica ficou o único atleta português na competição. Alberto Chaíça, à MaisFutebol Rádio, sublinhou o seu contentamento mais pela classificação do que propriamente pelo tempo: o atleta luso fez 2:14:17, mais quatro minutos que o vencedor, o italiano Baldini.
MF - Alberto Chaíça, tem ou não razões para estar satisfeito?
AC - Sim, a corrida, pelo lote de atletas que estava aqui, não é fácil. Aliás, nenhuma maratona é fácil. A prova foi bastante difícil, mas correu-me dentro daquilo que eu e o meu treinador tínhamos planeado para esta competição. Por isso, posso dizer que correu dentro das nossas perspectivas.
MF - Ficou satisfeito pelo oitavo lugar e pelo tempo com que concluiu a prova?
AC ¿ Sim, fiquei, mais pela classificação do que pelo tempo. Neste tipo de provas muito difíceis, por causa do percurso e por diversos outros factores, nestas grandes competições muito dificilmente são conseguidas grandes marcas. Isto pesar do vencedor ter feito duas horas e dez minutos, Mas a minha classificação é muito boa, ficar nos oito primeiros numa maratona olímpica com este lote de atletas é qualquer coisa de extraordinário.
MF ¿ Vai continuar certamente a apostar na Maratona. Com que objectivos?
AC ¿ Sim, vou continuar a apostar na maratona. Eu e o meu técnico virámo-nos para a maratona. Os próximos objectivos são os compromissos que eu tenho com o meu clube e depois vamos pensar no que vamos fazer na maratona. Primeiro tenho que recuperar desta e depois veremos aquilo que o futuro nos reserva.