Foi um sábado de decisões importantes na Bundesliga. O campeão Borussia Dortmund, por exemplo, continua a celebração do título conquistado na última jornada: a formação de Jurgen Klopp goleou no terreno do já despromovido Kaiserlautern por 5-2, com três golos de Barrios.

O campeão germânico até começou mal o jogo, com um autogolo de Felipe Santana. Depois disso, porém, apareceu um imparável Lucas Barrios, que no espaço de quarenta minutos marcou por três vezes. Mario Gotze e Perisic elevaram o resultado para goleada, de nada servindo o golo de Wit.

No fim, portanto, o Borussia Dortmund encheu a barriga de golos, ao contrário do Bayern Munique, que não foi além de uma vitória por2 -0 sobre o Estugarda. Mario Gomez (32m), e Muller (90m) fizeram os golos de um jogo em que o finalista da Champions deixou vários titulares de fora.

Manuel Neuer, por exemplo, nem foi convocado. Lahm, Kroos, Alaba, Schweinsteiger e Robben foram suplentes, sendo que os dois primeiros nem saíram do banco. Apesar de tudo, o Bayern teve ocasiões para construir uma vitória mais gorda, tendo Robben falhado uma excelente ocasião.

Ora com esta derrota, o Estugarda deitou por terra as poucas esperanças de chegar às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Precisava de ganhar e que Monchengladbach perdese, não aconteceu nem uma coisa nem outra: o Borussia empatou em casa com o Ausburgo sem golos.

Quem também já celebrou esta semana foi o Schalke 04, que venceu o Hertha Berlim por 4-0, com dois golos de Huntelaar e um de Raul, garantindo o terceiro posto. B. Dortmund é portanto campeão, Bayern e Schalke entram na Champions e Monchengladbach vai às pré-eliminatórias.

Colónia de Petit e Sereno condenado a liguilha

No fundo da classificação, destaque para a pesada derrotada do Colónia no terreno do Friburgo. Num jogo em que Petit e Sereno não jogaram, de nada valeu o golo de Podolski aos 48 minutos: com três golos na segunda parte, o Friburgo construiu um triunfo tranquilo e afundou o Colónia.

Com cinco pontos a menos que a primeira equipa acima da linha de água, e apenas um jogo para se realizar, o Colónia ficou condenado a um dos três últimos lugar. Nesta altura a equipa tem mais dois pontos do que o Hertha, pelo que na última jornada vai decidir-se quem desce automaticamente e quem disputa a liguilha com o terceiro classificado da II Liga. O Kaiserlautern já desceu.

Para além disso falta decidir o último lugar da Liga Europa: Hannover, Werder Bremen, Wolfsburgo ou Nuremberga?

Confira a classificação da Bundesliga

Resultados da 33ª jornada:

Este sábado:

Bayer Leverkusen-Hannover, 1-0

(Kiessling, 76m)

Bayern Munique-Estugarda, 2-0

(Mario Gomez, 32m; Muller, 90m)

Friburgo-Colónia, 4-1

(Mujdza, 36m; Guede, 56m; Caligiuri, 85m; Freis, 90m) (Podolski, 48m)

Hamburgo-Mainz, 0-0

Hoffenheim-Nuremberga, 2-3

(Beck, 22m; Braafheid, 89m) (Pekhart, 10m e 71m; Divadi, 45m)

Kaiserslautern-Borussia Dortmund, 2-5

(Felipe Santana, 16m, p.b.; Wit, 49m) (Lucas Barrios, 19m, 26m e 56m; Mario Gotze, 33m; Perisic, 76m)

B. Monchengladbach-Augsburgo, 0-0

Schalke 04-Hertha Berlim, 4-0

(Huntelaar, 32m e 88m; Holtby, 73m; Raul, 85m)

Wolfsburgo-Werder Bremen, 3-1

(Salihamidzic, 40m; Helmes, 67m e 89m) (Rosenberg, 45m)