O central português Ricardo Costa assistiu a mais uma vitória da sua equipa do banco de suplentes e à consolidação do avançado brasileiro como o melhor marcador da Bundesliga, agora com 22 golos, além de sete assistências. Grafite, de 30 anos, inaugurou o marcador aos 23 minutos, na conversão de uma grande penalidade, mas Kroos empatou para os visitantes no início da segunda parte (53). A cinco do fim, o atacante garantiu mais três importantes pontos na luta pelo título.

O Bayern Munique também continua na perseguição ao primeiro classificado, depois de vencer na deslocação a Bielefeld, com um golo do italiano Luca Toni, segundo melhor marcador da equipa, aos 64 minutos.

Já o Estugarda foi a Colónia vencer a equipa do médio Petit por 3-0, subindo provisoriamente ao terceiro lugar, uma vez que Hamburgo e Hertha jogam apenas domingo. Mario Gómez, de 23 anos, assinou os três golos do encontro (aos 16, 55 e 71 minutos) e, com um total de 18, o avançado alemão igualou o bósnio Ibisevic (Hoffenheim), que está lesionado, no segundo posto dos goleadores da Bundesliga.

O Bochum do guarda-redes Daniel Fernandes perdeu em casa, por 0-2, ante o Borussia Dortmund. Owomoyela (11) e Valdez (54) marcaram pelos visitantes.

Nos outros jogos da tarde, o E. Frankfurt bateu o B. Moenchengladbach por 4-1, enquanto o Karlsruher e o Hoffenheim empataram a duas bolas.

A ronda deste fim-de-semana termina com o Hamburgo-Hannover e o Hertha Berlim-Werder Bremen, desafios em que vão estar mais dois portugueses em campo, respectivamente Sérgio Pinto e Hugo Almeida.

O Wolfsburgo lidera o campeonato com 57 pontos, mais três que Bayern Munique. O Estugarda é terceiro com 51, os mesmos pontos do Hamburgo, que tem menos um jogo. Também o Hertha tem um jogo em falta, sendo, para já, quinto, com 49 pontos.

Resultados e marcadores da 28ª jornada

Sexta-feira:

Schalke 04-Energie Cottbus, 4-0

(Pander, 4; Altintop, 23; Jones, 60; Kuranyi, 88)

Sábado:

Colónia-Estugarda, 0-3

(Mario Gómez, 16, 55 e 71)

Arminia Bielefeld-Bayern Munique, 0-1

(Luca Toni, 64)

Bochum-B. Dortmund, 0-2

(Owomoyela, 11; Valdez, 54)

E. Frankfurt-B. Moenchengladbach, 4-1

(Meier, 40; Liberopoulos, 47; Russ, 80; Fink, 89) (Daems, 75, g.p.)

Karlsruher-Hoffenheim, 2-2

(Freis, 33; Federico, 65) (Salihovic, 28; Teber, 48)

Wolfsburgo-B. Leverkusen, 2-1

(Grafite, 23, g.p., e 85) (Kroos, 53)

Domingo:

Hamburgo-Hannover

Hertha Berlim-Werder Bremen