O líder Wolfsburgo segurou a vantagem de três pontos para a concorrência, com um bis de Grafite na recepção ao Bayer Leverkusen (2-1), este sábado, a contar para a 28ª jornada do campeonato alemão.
O central português Ricardo Costa assistiu a mais uma vitória da sua equipa do banco de suplentes e à consolidação do avançado brasileiro como o melhor marcador da Bundesliga, agora com 22 golos, além de sete assistências. Grafite, de 30 anos, inaugurou o marcador aos 23 minutos, na conversão de uma grande penalidade, mas Kroos empatou para os visitantes no início da segunda parte (53). A cinco do fim, o atacante garantiu mais três importantes pontos na luta pelo título.
O Bayern Munique também continua na perseguição ao primeiro classificado, depois de vencer na deslocação a Bielefeld, com um golo do italiano Luca Toni, segundo melhor marcador da equipa, aos 64 minutos.
Já o Estugarda foi a Colónia vencer a equipa do médio Petit por 3-0, subindo provisoriamente ao terceiro lugar, uma vez que Hamburgo e Hertha jogam apenas domingo. Mario Gómez, de 23 anos, assinou os três golos do encontro (aos 16, 55 e 71 minutos) e, com um total de 18, o avançado alemão igualou o bósnio Ibisevic (Hoffenheim), que está lesionado, no segundo posto dos goleadores da Bundesliga.
O Bochum do guarda-redes Daniel Fernandes perdeu em casa, por 0-2, ante o Borussia Dortmund. Owomoyela (11) e Valdez (54) marcaram pelos visitantes.
Nos outros jogos da tarde, o E. Frankfurt bateu o B. Moenchengladbach por 4-1, enquanto o Karlsruher e o Hoffenheim empataram a duas bolas.
A ronda deste fim-de-semana termina com o Hamburgo-Hannover e o Hertha Berlim-Werder Bremen, desafios em que vão estar mais dois portugueses em campo, respectivamente Sérgio Pinto e Hugo Almeida.
O Wolfsburgo lidera o campeonato com 57 pontos, mais três que Bayern Munique. O Estugarda é terceiro com 51, os mesmos pontos do Hamburgo, que tem menos um jogo. Também o Hertha tem um jogo em falta, sendo, para já, quinto, com 49 pontos.
Resultados e marcadores da 28ª jornada
Sexta-feira:
Schalke 04-Energie Cottbus, 4-0
(Pander, 4; Altintop, 23; Jones, 60; Kuranyi, 88)
Sábado:
Colónia-Estugarda, 0-3
(Mario Gómez, 16, 55 e 71)

Arminia Bielefeld-Bayern Munique, 0-1
(Luca Toni, 64)
Bochum-B. Dortmund, 0-2
(Owomoyela, 11; Valdez, 54)
E. Frankfurt-B. Moenchengladbach, 4-1
(Meier, 40; Liberopoulos, 47; Russ, 80; Fink, 89) (Daems, 75, g.p.)
Karlsruher-Hoffenheim, 2-2
(Freis, 33; Federico, 65) (Salihovic, 28; Teber, 48)
Wolfsburgo-B. Leverkusen, 2-1
(Grafite, 23, g.p., e 85) (Kroos, 53)
Domingo:
Hamburgo-Hannover
Hertha Berlim-Werder Bremen