O mais recente reforço da Naval, o médio Alexandre Hauw, cumpriu nesta segunda-feira o primeiro treino junto dos novos companheiros e foi oficialmente apresentado no final da sessão. Formado no Lyon, o francês, de 26 anos, conheceu «todos os grandes jogadores» do clube gaulês nos últimos anos, inclusive Tiago, agora na Juventus, com quem chegou a «jogar algumas partidas». Foi campeão em 2002 e 2003, apesar de só ter feito quatro jogos no conjunto das duas épocas, e, por isso mesmo, resolveu sair do clube que o viu nascer para o futebol. Passou, então, pelo Rouen, Clermont Foot e Gueugnon, o mesmo clube de Peiser, antes de cruzar fronteiras e rumar a Portugal.
«As minhas primeiras impressões não podiam ser melhores. Fiz o primeiro treino e correu tudo bem. Há bom ambiente e espero que continue assim», começa por confessar ao Maisfutebol, destacando o papel da comunidade francesa (Godemèche, Peiser e Baradji) na sua integração: «São muito importantes, estão a ajudar-me muito e é graças a eles que irei adaptar-me mais depressa.»
Do futebol português e da Naval, em particular, Hauw admite conhecer «os três grandes», mas teve tempo para descobrir o clube da Figueira: «Sei que está há três épocas na liga principal e pretende crescer, aos poucos. Para mim, parece-me um objectivo realista e vai ao encontro das minhas expectativas.»
Jogar no estrangeiro era algo que estava nos horizontes do médio gaulês, que nem hesitou quando a oportunidade surgiu. «Já tinha pensado nisso e, agora que apareceu esta possibilidade, quero mostrar o meu valor durante esta nova aventura», reforça Hauw, que se define como um «médio organizador e com vocação para assumir a condução de jogo». Na última época, ao serviço do Gueugnon, equivalente à II Divisão portuguesa, participou em 29 jogos, tendo marcado três golos.