A justiça italiana tarda em atribuir a nacionalidade italiana a Amauri, mas o avançado de origem brasileira da Juventus, deixou tudo em pratos limpos este domingo ao anunciar que sonha estar no Campeonato do Mundo da África do Sul com a camisola «azzurra».
«Espero que estejamos na África do Sul e, se o convite for feito, vai ser uma honra vestir a camisola azul», destacou o jogador, depois de vários meses de silêncio, sem dizer se a sua preferência recaia sobre o Brasil, onde nasceu, ou a Itália, onde vive há dez anos. «Escolhi a Itália porque, no futebol, foi aqui que cresci», explicou o jogador aos microfones da RAI. «Foi aqui trabalhei e suei para construir uma carreira e ascender na Juventus e, em breve, na selecção», acrescentou.
Amauri chegou à Europa, mais propriamente a Itália, no ano de 2000 e, tirando uma curta passagem pela Suíça, onde representou o Bellinzona, fez toda a sua carreira naquele país, vestindo sucessivamente as camisolas do Nápoles, Parma, Piacenza, Empoli, Messina, Chievo, Palermo e Juventus.
A 31 de Janeiro de 2009 esteve muito perto de representar o Brasil, quando Carlos Dunga o chamou, à última da hora, para substituir o lesionado Luís Fabiano para um particular, em Londres, com¿a Itália. No entanto, a Juventus jogava no mesmo dia e o presidente do clube de Turim, Giovanni Cobolli Gigli não permitiu a integração do avançado no «escrete». Na altura, Amauri disse à imprensa brasileira que a selecção era um «sonho», mas mais tarde disse que estava apenas a ser «diplomático».
O sonho de Amauri em vestir a camisola «azzurri» está, assim, dependente da chegada do passaporte que, segundo deu a entender o presidente da federação italiana, Giancarlo Abete, não chegará antes do final da fase de qualificação. «É uma questão que não estará resolvida durante a qualificação, mas uma equipa não pode depender de um jogador, temos de fazer melhor», destacou o dirigente.
No entanto, a imprensa italiana não tem dúvidas que Marcello Lippi, antigo treinador da Juventus, vai convocar Amauri para a selecção em Janeiro de 2010.