O Maisfutebol foi à procura dos dez jogadores portugueses em estreia na Liga e que mais golos fizeram na última época.
A lista apresenta nomes experientes, mas assenta maioritariamente em atletas pouco conhecidos para os leitores, mas que com as devidas oportunidades podem demonstrar o seu valor e ser uma mais valia para as respetivas equipas.
Vamos dar a conhecer os «matadores» que vão fazer mira às balizas pela primeira vez no escalão máximo do futebol português.
O primeiro nome da lista é Kikas (na foto), jovem avançado português, que chega ao Belenenses proveniente do Benfica Castelo Branco, clube no qual marcou 20 golos em 30 jogos. É apenas o seu segundo ano com idade de sénior, mas já estava assegurado pelo clube de Belém, mesmo antes da época passada finalizar. É o jogador com mais golos da lista apresentada.
Também do Campeonato de Portugal chega João Paredes, avançado que se destacou na última época ao serviço do Vizela, clube no qual fez 27 jogos e marcou 16 golos. Antes, no Anadia, já revelara dotes de goleador. Agora terá a oportunidade de representar o Desportivo de Chaves.
Segue-se Heriberto Tavares, de 21 anos. O jogador vai jogar pela primeira vez no principal escalão português, mas pretende dar seguimento ao trabalho realizado na última época, na qual marcou 16 golos em 40 jogos ao serviço da equipa B do Benfica.
De Trás-os-Montes chega-nos o nome de Mika, extremo português de 21 anos que na última época ajudou o Chaves B a subir ao Campeonato de Portugal. Ao serviço dos «valentes transmontanos» marcou 12 golos em 14 jogos. Facto que lhe valeu a oferta de um contrato profissional por parte dos responsáveis flavienses.
No Rio Ave há um jovem, de seu nome André Schutte, que fez parte da formação no clube e que, inclusivamente, estreou-se já está época na Liga Europa. Na última época, Schutte participou em 25 jogos e marcou 12 golos, ao serviço do Rio Ave B, na Divisão Elite Série 1 da AF Porto.
Do Estádio dos Arcos chega também Rafa, extremo de 22 anos que na época passada no Campeonato de Portugal, ao serviço do Vilaverdense fez 30 jogos e apontou nove golos. Nas últimas duas épocas, o Rio Ave emprestou o jogador ao clube de Vila Verde e o jogador mostrou serviço.
Outro dos nomes da lista é Rodrigues, extremo português que este ano faz parte do plantel principal do Desportivo das Aves. Na temporada passada, o jovem dividiu a sua época em dois empréstimos. Na primeira parte da época esteve em Canelas, clube em que marcou quatro golos. Na segunda metade viajou até Mafra, marcou quatro golos e ajudou o clube a subir de divisão. Ao todo foram oito golos em 31 jogos.
Nos Açores está o jogador mais experiente da lista. Clemente ajudou o Santa Clara a subir à primeira Liga e vai jogar pela primeira vez no escalão máximo aos 34 anos. O jogador participou em 38 jogos e marcou oito golos. A experiência de Clemente é um ponto a favor do Santa Clara.
A lista acaba com mais dois nomes. Um, muito bem conhecido do adepto comum, é Francisco Trincão. O médio do Sp. Braga, recém-campeão da Europa de Sub19, marcou cinco golos nos 30 jogos feitos na II Liga. Resta saber se o mercado de transferências lhe permitirá estrear-se na I Liga.
O outro é Rafael Barbosa. O Sporting emprestou-o ao Portimonense para jogar finalmente no escalão máximo. Fez oito golos em 34 jogos pela equipa B dos leões na II Liga.