Por Bruno José Ferreira

André Santos, médio que se estreou a titular ao serviço do V.Guimarães na última jornada, perspectivou esta segunda-feira a estreia da equipa minhota na Liga Europa. O médio de 24 anos diz que o grupo está focado em passar à próxima fase da competição.

O médio que representou o Sporting durante 13 anos diz que o triunfo em Vila do Conde ajuda a preparar o encontro de quinta-feira com mais tranquilidade: «Foi uma vitória importante porque trabalhar sobre vitórias é mais importante do que trabalhar sobre derrotas e dá mais forças para o jogo de quinta-feira».

Sobre o adversário do V.Guimarães, os croatas do Rijeka, André Santos diz tratar-se de uma boa equipa: «É uma equipa que começou bem o campeonato, é o segundo campeonato, é um jogo importante para o Vitória que se vai estrear na Liga Europa. Ganhar na primeira jornada é um bom passo para o apuramento».

O médio de 24 anos aponta a passagem à próxima fase como objetivo e acredita que um triunfo na primeira jornada do Grupo I é preponderante para as contas finais: «O objectivo tem de ser sempre o apuramento, não se pode ir para uma competição destas a pensar que se vai ficar pelo caminho. Este jogo é importante, porque se conseguirmos vencer é meio caminho andado».

Bétis de Sevilha e Lyon são favoritos, mas o jogador natural de Torres Vedras acredita em surpresas: «O Bétis em Espanha sempre fez bons campeonatos, o Lyon também é uma equipa grande. O Rijeka não tem tanto nome, mas por vezes nem sempre os maiores nomes passam o grupo».

Jogo com o Benfica é igual a tantos outros

Sobre o grande número de jogos que o V.Guimarães terá nos próximos tempos, André Santos acredita que o plantel terá capacidade de resposta: «O plantel é extenso, há muitos jogadores, sempre preparados para ajudar a equipa. São muitos jogos num curto espaço de tempo mas a equipa vai dar uma boa resposta. Vamos descansar bem, para estar aptos para cada jogo».

Depois do Rijeka, será o Benfica a deslocar-se ao Estádio D. Afonso Henriques. André Santos diz que ainda não é altura de falar sobre esse jogo, mas adianta que é um confronto como os outros: «Importante é sempre o jogo que vamos ter, e a equipa sabe que são competições distintas. Não há que pensar no Benfica. É mais um jogo, já defrontei várias vezes o Benfica, é mais um jogo. Quero ganhar, jogando em casa com os nossos adeptos».