«The Apartment Service», a maior empresa europeia de alojamento para o mundo empresarial, vai reforçar a aposta em Portugal, depois de em 2008 ter registado perto de 100 por cento na sua capacidade de ocupação.

A empresa, de origem britânica, dedica-se ao arrendamento de apartamentos para «business travellers», e adquiriu mais apartamentos na zona da Lapa. «The Apartment Service» entrou em Portugal, no ano passado, com os apartamentos Santos River, na zona ribeirinha, e procura agora mais imóveis entre as zonas do Saldanha e Amoreiras e em Oeiras, junto ao Lagoas Park, centros empresariais por excelência em Lisboa.

Casas: vale a pena recorrer a permuta?

Mercado imobiliário: onde e quando investir

«The Apartment Service» é um dos líderes mundiais neste negócio e está presente em 50 países, com mais de 400 mil apartamentos disponíveis, 300 dos quais são propriedade da própria empresa.

Da rede total de apartamentos, 76% estão localizados no continente americano e 11% no mercado europeu.

No início deste ano a procura reduziu para 60%, mas os pedidos para os próximos meses já revelam um aumento e a ocupação está perto dos 100%, com os profissionais da banca e seguros a destacarem-se na procura deste tipo de serviço.

Segundo Charles McGrow, presidente e fundador da «The Apartment Service», o reforço do alojamento em território nacional «decorre da boa experiência alcançada no primeiro ano de vida completo do «The Apartment Service» no país, com taxas de ocupação perto dos 100% e com a verificação de uma procura crescente. Portugal é um país com grande actividade de negócios internacionais e continua a ser um destino de milhares de «business travellers», para os quais é necessário oferecer soluções alternativas e inovadoras de alojamento temporário».

Hotéis consomem menos energia

O serviço é concorrente dos hotéis e a crise mundial pode fazer abrandar a procura - com menos profissionais a deslocarem-se temporariamente em trabalho -, mas irá sobretudo obrigar as empresas a procurarem boas oportunidades - em regra, optar por este serviço e não um hotel fica entre 15 e 30 por cento mais barato.

A empresa opera em três níveis diferentes de negócio: arrendam um conjunto de apartamentos; adquirem os imóveis para posteriormente os arrendar ou, através de leasing, pagam uma renda ao proprietário e exploram o imóvel.

O colaborador que fica nestes apartamentos - normalmente por um período não inferior a dois meses - encontra a mesma comodidade de um hotel com as vantagens de uma casa. Além do conforto do colaborador, a empresa pode optimizar custos.