Figura emblemática do San Lorenzo, Beto Acosta passou por Portugal entre 1998 e 2001, sagrando-se campeão ao serviço do Sporting. O ponta-de-lança argentino concedeu uma entrevista ao Olé, da Argentina, e admitiu que se vê ao espelho, quando observa o ex-benfiquista Gonzalo Bergessio com as cores do Ciclón.
«É um todo-terreno, dos quatro avançados do San Lorenzo é o que mais se parece comigo, pelo menos, na fase inicial da minha carreira», diz o antigo avançado dos leões, que completou a comparação: «Eu era como Bergessio, lutava por todas as bolas, era muito incómodo, aproveitava toda a minha potência. Também me revejo no modo como usa os braços e o corpo.»
Entre as várias ideias sobre o San Lorenzo, Beto Acosta fez uma avaliação profunda dos quatro avançados do plantel. O antigo ponta-de-lança descreve Bergessio como um atacante «que aguenta o choque, corre a todas as bolas, inventa uma jogada e define um jogo».
Por fim, o ex-sportinguista não esquece a passagem de Bergessio, agora chamado à selecção argentina, pelo Benfica: «Desde que apareceu na primeira divisão manteve um bom nível, se calhar agora está mais bem cotado porque o San Lorenzo venceu muitos jogos. Já gostava do modo como jogava quando estava no Racing. Em Portugal não lhe deram muitas oportunidades de mostrar o que sabe. Precisava de confiança e, desde que voltou à Argentina, deram-lha. Ele aproveitou.»