O Boca Juniors venceu esta quarta-feira o Torneio Apertura (o campeonato está dividido em dois torneios: o Apertura e o Clausura), com uma vitória por 2-1 sobre o Olimpo. É o 21º primeiro título para a equipa de Buenos Aires, conquistado precisamente na última jornada.
O triunfo fez com que o Boca Juniors ficasse três pontos à frente do Gimnasia y Esgrima, que nunca foi campeão em 118 anos de história. Na última ronda, o segundo classificado empatou a um golo com o Banfield.
Em Bahia Blanca, a sul de Buenos Aires, Ismael Blanco colocou o Olimpo na frente do marcador logo aos sete minutos. Mas o Boca chegou ao empate dois minutos depois: Insua marcou o canto e Daniel Diaz cabeceou para as redes. Insua faria de livre directo (40m) o golo que deu o título.
O Boca Juniors é a segunda equipa na Argentina com mais títulos, atrás do arqui-rival River Plate, que já arrecadou 32. Diego Maradona, antigo jogador do clube, passou pelo balneário no final do encontro e festejou como se tivesse estado em campo. Aí, o «inimigo» não foi esquecido pelos jogadores e pelo maior astro do futebol argentino. Cantou-se: «Tenhamos um momento de silêncio para o River Plate, que está morto.» O River fechou o torneio na quinta posição, a 12 pontos do vencedor.