O Arsenal incluiu esta sexta-feira o empresário Stan Kroenke na administração. O norte-americano foi designado director não executivo, tendo a medida sido tomada para evitar que o clube possa vir a ser controlado pelo russo Alisher Usmanov.
Stan Kroenke detém 12,4 por cento das acções do clube londrino, que se juntam desta forma aos 46 por centos detidos pelos restantes membros da direcção, assegurando assim o controlo maioritário do adversário do F.C. Porto na Liga dos Campeões.
Alisher Usmanov, um bilionário de origem uzbeque, proprietário da Red and White Holdings, detém nesta altura cerca de 24 por cento das acções do Arsenal, mas em Londres suspeita-se que possa aumentar a participação no capital do clube em breve.
Nesse sentido, em Outubro do último ano os membros da direcção do clube assinaram um pacto comprometendo-se a não vender parte das suas acções a pessoas exteriores à direcção. Um pacto que se manterá em vigor até Abril de 2009.
Depois disso, e até Outubro de 2012, no caso de terem uma proposta de venda os directores terão de dar prioridade aos colegas da direcção. Uma tentativa, portanto, de segurar o controlo do clube pelos actuais membros dirigentes do Arsenal.
Stan Kroenke, que nos Estados Unidos já controla a equipa de futebol dos Colorado Rapids, não assinou o acordo na altura. No entanto, tudo leva a crer que com a entrada na direcção, ainda que como membro não-executivo, possa alterar a sua posição.