A jornada doze trouxe várias novidades na classificação e desde logo no topo da classificação, com o Sporting a vencer no terreno do Gil Vicente e a isolar-se no primeiro lugar, aproveitando o deslize do Benfica em casa com o Arouca (empate 2-2).

Neste momento é difícil de prever até quando este leão vai continuar imparável, até até final do ano recebe um Belenenses em dificuldades (apenas dois pontos acima da linha de água) e ainda um Nacional inconstante, mas que somou metade dos seus pontos fora de casa. A equipa de Leonardo Jardim tem o melhor ataque de longe (30 golos contra os 22 de FC Porto e Benfica) e a segunda melhor defesa (apenas menos um golo do que os tripeiros.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO

Depois dos três grandes cava-se um fosso para os demais e num primeiro grupo, de «europeus», surge o Estoril, logo seguido pelo Gil Vicente, V. Guimarães e Nacional. Curiosamente, deste grupo só os canarinhos conseguiram vencer, arrancando um importante triunfo no terreno do Paços de Ferreira. A equipa de Marco Silva é neste momento a melhor fora de casa (juntamente com o Sporting), tendo somado cinco vitórias e uma derrota (14 golos marcados e seis sofridos).

O grupo seguinte é formado por equipas tranquilas, com Rio Ave, V. Setúbal, Sp. Braga, Marítimo e Académica, sendo que muitas delas têm a ambição de subir um patamar para junto dos «europeus». Rio Ave e V. Setúbal saíram por cima nesta jornada, ganhando vantagem em relação aos demais, que não conseguiram vencer.

Uma palavra ainda para o grupo dos «aflitos», composto por Belenenses, Olhanense, Arouca e Paços de Ferreira. São os mais sérios candidatos a descer, pelo menos neste momento, e os resultados evidenciam isso mesmo. Nenhum deles triunfou nesta jornada, mas um deles, o Arouca, terá conquistado um novo alento devido ao empate no estádio da Luz.



E tudo começou por aí mesmo, pelo jogo entre o Benfica e o Arouca, na sexta-feira, que trouxe aquela que foi a maior surpresa da jornada. Os encarnados deixaram-se surpreender em casa e até estiveram a perder por duas vezes, mas Lima evitou o mal menor, apontando a grande penalidade que ficou o resultado em 2-2

Ainda com Jorge Jesus na bancada a cumprir castigo, os encarnados sentiram dificuldades, talvez por terem desvalorizado o adversário, porque os jogadores já estão com a cabeça no jogo desta terça-feira com o Paris Saint-Germain, ou então simplesmente porque Pedro Emanuel conseguiu montar a estratégia certa para surpreender o adversário.



Quem aproveitou este desaire encarnado foi o Benfica, que aproveitou a deixa para se chegar à frente e igualar o Benfica com 27 pontos. A formação orientada por Paulo Fonseca sofreu na primeira parte para ultrapassar o Sp. Braga, mas as alterações ao intervalo, nomeadamente com a entrada de Carlos Eduardo, deram um novo rumo ao encontro e dois golos de Jackson Martinez acabaram por fixar o resultado em 2-0

Ainda no sábado, destaque para o triunfo expressivo do Estoril em Paços de Ferreira ( 0-3), que recoloca a equipa da Linha no quarto lugar do campeonato, e o empate entre V. Guimarães e Belenenses ( 0-0), que serviu para travar a caminhada triunfal dos vimaranenses rumo aos lugares cimeiros.

O domingo trouxe então o triunfo do Sporting no terreno do Gil Vicente ( 2-0), com novo bis de Montero, permitindo que o colombiano também seguro isolado a liderança da lista de melhores marcadores do campeonato

Destaque ainda para o triunfo do Rio Ave no terreno do Olhanense ( 0-1) e o empate no «derby» entre Marítimo e Nacional ( 2-2).