Seja qual for o seu desempenho, Nuno Merino vai para Atenas com a certeza de que irá fazer história. Os trampolins apenas entraram no elenco olímpico em 2000, é certo, mas Portugal só agora se estreia nestas lides e Nuno Merino foi o primeiro de todos. «É um motivo de orgulho ser o primeiro. A publicidade que tive vai puxar pela modalidade e, se tiver um bom resultado, ainda vai ser maior», prevê.
Em estreia absoluta, o treinador Luís Nunes não quer arriscar metas. Já Nuno Merino é mais ousado e pede um lugar na final. «Em termos desportivos, quero ficar entre os oito primeiros classificados, ou seja, passar à final», assume, ele que confessa também a «ansiedade em saber como serão os Jogos Olímpicos».
Para já, Nuno Merino, que mudou há pouco tempo da Faculdade de Motricidade Humana para a Engenharia Informática, treina duas vezes por dia com um intervalo para almoço e um pequeno descanso. Trabalha sempre acompanhado por outros atletas para que tenha «pica de fazer melhor», como explica o treinador. E, com essa receita em mente, Merino já diz que quer estar nos Jogos Olímpicos de 2008 e voltar a dedicar-se à séria ao estudo.
Nuno Merino
Idade:
24 anos
Profissão: estudante de Engenharia Informática (em suspenso)
Clube: Lisboa Ginásio Clube
Modalidade: Trampolim individual
Treinador: Luís Nunes
Presenças Olímpicas: não tem
Qualificação para Atenas: Outubro de 2003 (Campeonato do Mundo, na Alemanha)
Partida para Atenas: 9 de Agosto
Objectivo para Atenas: ir à final