O primeiro dia dos Mundiais de atletismo, a decorrer em Daegu, na Coreia do Sul, ficou marcado pelo domínio das atletas do Quénia, que monopolizaram a conquista de medalhas, tanto na maratona como nos 10 mil metros femininos. Edna Kiplagat, vencedora da maratona, e Vivian Cheruiyot, primeira nos 10.000 metros, foram as primeiras campeãs mundiais de 2011, ocupando os lugares cimeiros de dois pódios integralmente ocupados por compatriotas suas.

A participação portuguesa na maratona ficou a cargo de Marisa Barros (9ª classificada), enquanto nos 10 mil, Dulce Félix (8ª) e Jéssica Augusto (10ª) completaram um trio de presenças no top-ten mundial das respectivas provas.

Os apuramentos de Sara Moreira para a final dos 3 mil metros obstáculos e de Naide Gomes para a final do salto em comprimento completaram uma presença lusa de bom nível, num dia marcado ainda pela tremenda facilidade com que o jamaicano Usain Bolt se qualificou para as meias-finais dos 100 metros, vencendo a sua série em 10,10 segundos, numa corrida em que pôde desacelerar ainda antes de cumprir metade da distância, graças a uma partida-canhão. Bolt, que vai participar também nos 200 e nos 4x100 metros, já assumiu um objectivo para estes Mundiais: «quero provar que continuo a ser o melhor do Mundo». Para já, começou da melhor maneira.

Quadro de medalhas:

Quénia (2 ouro, 2 prata, 2 bronze)