O futebol de hoje tem destas coisas. Há (quase) sempre alguma inovação tecnológica capaz de ajudar a combater problemas naturais no jogo. Agora que se ergueu um coro de críticas em relação à «Jabulani», a bola oficial do Mundial, na Austrália já se encontrou uma solução inovadora: uns óculos especiais que gravam os movimentos da bola.

A ideia partiu de um colaborador da federação australiana, Lindsay McNeill, que é responsável pelos vídeos dos treinos da selecção. McNeill desenvolveu a tecnologia necessária e passou a utilizá-la, de início, como uma forma diferente de captar imagens.

Quando incentivou os guarda-redes a usar os óculos no treino percebeu que estes poderiam ser uma óptima forma de estudar os movimentos da Jabulani e ajudar na missão de evitar os golos.

Mark Schwarzer, habitual titular, já comentou a inovação. «Os meus amigos brincam dizendo que são os óculos da Nasa. Mas é só uma câmara nos óculos, não tem nenhuma outra tecnologia dentro. É engraçado, mas não vou usar nos jogos», garantiu.