Portugal vai receber mais de 20 milhões de euros em apoios da União Europeia para 18 novas infra-estruturas em outros tantos concelhos.

Foram assinados nesta segunda-feira os contratos de financiamento de um investimento global de 37 milhões de euros, dos quais 20,4 são financiados pelo Quadro de Referencia Estratégico Nacional (QREN), sendo os restantes 16,6 milhões responsabilidade das autarquias envolvidas.

Presente na cerimónia, o secretário de Estado do Desporto defende que as autarquias têm viabilidade para assegurar os projectos, apesar do actual momento de contenção orçamental, caso contrário, diz, «não poderiam ser candidatas ao programa».

«É verdade que foram investidos muitos milhões de euros nos últimos 10 ou 20 anos em infraestruturas desportivas, mas é verdade também que há ainda locais onde não há infraestruturas básicas para a prática desportiva, quer dos clubes quer da população em idade escolar que deseja fazer desporto», diz Laurentino Dias, citado pela Lusa.

Os contratos incluem oito novos pavilhões desportivos em Oliveira de Frades, Murça, Meda (polidesportivo), Alvaiázere (requalificação), Oliveira de Azeméis (gimnodesportivo), Santa Maria da Feira (pavilhão desportivo de Fiães), Ovar (gimnodesportivo de Maceda) e Vila Real (construção do pavilhão municipal desportivo do Seixo), além de um pavilhão multiusos em Figueira de Castelo Rodrigo. Almeirim e Felgueiras vão ter novas pista de atletismo, Aveiro um Centro de Alto Rendimento de Surf e Arganil, Santa Comba Dão, Évora, Peso da Régua, Tarouca e Viana do Alentejo novas piscinas municipais.