A Nissan é a mais recente marca automóvel a decidir lançar-se no desenvolvimento de um carro de baixo custo.

Depois da Renault (de quem é parceira) e da Opel, é agora a vez da Nissan querer entrar no segmento dos carros low-cost.

A francesa Renault anunciou que a sua marca comercial Dacia chegaria ainda este ano a Portugal com o modelo Logan, por 13.500 euros, um valor abaixo do normal para os carros do segmento a que pertence.

Logo a seguir foi a vez da Opel anunciar que pretende criar um citycar. A intenção da filial do gigante norte-americano General Motors é aproveitar o consórcio com o grupo indiano Tata e lançar um citycar que custará cerca de 8 mil euros e funcionará de modo semelhante ao das motas. Recorde-se que a Tata foi a marca que desenvolveu o carro mais barato do Mundo, o Nano, cujo preço ronda os 1.700 euros.

Por isso mesmo, a Nissan não quer só entrar no segmento dos veículos chamados de «entry cars», carros de baixo custo, «a um nível de preço do Renault Logan» a partir de 2010, referiu o número dois da marca japonesa, Carlos Tavares, ao «Diário Económico».

«Desde que a Tata mostrou em Nova Deli um carro de 2.500 dólares (1.700 euros), há uma outra zona de preços, bem mais baixa, em que queremos entrar. Estamos a estudar uma parceria com a construtora Bajaj Auto na Índia para desenvolver ao nível de preço do carro da Tata. O acordo para desenvolver esse carro ainda não está assinado, esperamos assiná-lo dentro de dois ou três meses», concluiu.