1. Maturidade
Tem mais cinco anos do que Ricardo Quaresma e enriqueceu a sua experiência nas ligas portuguesa (Benfica e Sporting), italiana (Reggina), francesa (Bordéus) espanhola (Valência) e na Selecção Nacional onde conta com mais do dobro das internacionalizações do que Quaresma. Está habituado aos grandes jogos, aos grandes jogadores e é difícil ver Marco Caneira perder a cabeça, com uma entrada mais dura ou por inconsequentes protestos. O mesmo já não se pode dizer do seu opositor no clássico. Este ano já foi expulso em Leiria por agressão a Tixier e todos se lembram do caso do clássico de Alvalade de há um ano, quando, já com um cartão amarelo, pisou Tonel de forma intencional e obrigou Co Adriaanse a antecipar a sua substituição para poupá-lo de uma expulsão. Se os ânimos aquecerem, Paulo Bento sabe que pode contar com Caneira os noventa minutos, já Jesualdo não terá as mesmas certezas em relação ao mustang Quaresma.
2. Colectivo
Ao contrário de Ricardo Quaresma, Marco Caneira é um jogador «low-profile», joga sempre para equipa e não para recolher aplausos. Procura ser eficiente atrás, na anulação dos adversários, no meio, subindo bem pelas alas para combinar com os médios, e mesmo na frente, surgindo muitas vezes junto à linha de fundo para cruzar ou mesmo para finalizar, como é bom exemplo o espectacular golo que marcou ao Inter Milão na Liga dos Campeões. Em todos os sectores do campo, não tem inibições em soltar a bola para um companheiro que esteja melhor colocado, lendo muito bem o jogo e fazendo as devidas compensações. Não se pode comparar a sua técnica com a de Quaresma, mas se perde neste capítulo, ganha na eficiência.
3. Polivalência
Um dos jogadores mais polivalentes da liga portuguesa, com faculdades para jogar em todas as posições da defesa sem perder qualidade. Com Tonel indisponível, Paulo Bento pode contar com Caneira para a esquerda, direita ou mesmo para o centro onde já foi testado esta semana. Não é fácil adaptar um central aos flancos, mas Caneira não só se adaptou como ganhou a posição aos laterais de raiz. Não tem problemas de «rins», nem de velocidade. Quaresma não vai ter vida fácil se encontrar Caneira no mesmo flanco...ou mesmo ao centro.