O novo Deco. Luís Gustavo ouve muitas vezes este elogio em jeito de desafio. Não são raras as pessoas que o consideram muito parecido com jogador do Chelsea. E para aumentar o grau de coincidência, a relação de amizade entre os dois internacionais portugueses continua de pedra e cal.
Gugu conheceu Deco à saída de um treino do Barcelona na época passada. Desenvolto, abordou o mágico, falou-lhe das semelhanças luso-brasileiras e criou desde então uma «ligação especial» com aquele que diz considerar «um dos melhores médios do mundo».
«Ele convidou-me logo para ir a casa dele e desde então ficámos muito próximos. Dava-me muitos conselhos sobre o meu futebol, ajudava-me no que eu precisava.»
Este ano Deco mudou-se para Stamford Bridge, mas os contactos mantêm-se regulares. «Falámos muito por telemóvel. Sobre todos os assuntos, menos sobre a carreira dele em Inglaterra. Ele é muito reservado sobre isso», explica antes do remoque final.
Afina, Gugu é mesmo parecido com Deco? «O meu pé mais forte é o esquerdo (risos). Mas acredito que somos parecidos em algumas coisas.»