Portugal, Brasil, Espanha... três países num corpo de apenas 16 anos. Luís Gustavo, internacional sub-17 e jogador do Barcelona, admite sentir-se algo «confuso» nos sentimentos que nutre por cada um dos seus pontos de passagem mas, em última análise, não hesita: «Antes de mais, sou português».
«Adoro Portugal. Costumo dizer que a minha alma é portuguesa, mas os meus costumes são brasileiros. É normal, pois entre os cinco e os 13 anos vivi com os meus pais no Brasil.»
A proximidade permite-lhe visitar várias vezes o nosso país, não só apenas para se juntar aos trabalhos da Selecção Nacional. Viaja com regularidade para Lisboa, onde se encontra com os amigos «Golas, Renato e Vinicius», todos jogadores das camadas jovens do Sporting.
Por tudo isto e por ser «muito bem tratado por todos» em Portugal, Gugu sabe bem o que pretende para o seu futuro. «O meu objectivo é ser internacional sénior por Portugal. Não tenho dúvidas e não me passa pela cabeça jogar pelo Brasil a partir dos sub-21.»
Olhos virados para o Euro2012 e o Mundial2014
Médio-ofensivo de elevada capacidade técnica, Luís Gustavo possui um pé esquerdo de muito valor e vai-se destacando na Selecção Nacional sub-17. Quanto mais não seja também por ser o único a representar o Barcelona.
«O seleccionador Edgar Borges trata-me da mesma maneira que trata os meus colegas, mas eles chamam-me muitas vezes craque. Não gosto, quero ser como eles, apenas mais um.»
Caso a sua progressão não conheça retrocessos, Luís Gustavo já aponta para o Europeu de 2012 e para o Mundial de 2014. É nesses palcos que se quer mostrar ao mundo com a camisola de Portugal.
«É o meu sonho. Quero disputar essas grandes provas pelo meu país. Em 2012 terei 20 anos. Parece-me uma boa idade para actuar a esse nível. Se juntamente com isso conseguir estabelecer-me nos seniores do Barcelona, sentir-me-ei realizado.»
Mas para já o presente passa pelos juvenis do Barcelona e pela selecção de sub-17 de Portugal. O Campeonato da Europa da categoria disputa-se em Maio e Gugu quer aparecer em grande momento de forma na competição.