Lionel Messi, claro. Tinha mesmo de ser o argentino a desfazer a igualdade em Camp Nou. Cruzamento da direita e Messi a surgir na frente do marcador directo antes de desviar para o 2-1. Ao minuto 78, o Barcelona sorriu. O Real continua a cinco pontos.

Minutos antes do golo decisivo, Messi fizera uma jogada absolutamente soberba, ao passar por quatro jogadores do Bilbao antes de ser derrubado na grande área. O árbitro mandou seguir.

O At. Bilbao tinha empatado em Camp Nou, após uma grande penalidade convertida por Iraola, a castigar falta de Busquets sobre Llorente.

O Barcelona inaugurou o marcador logo aos três minutos, por intermédio de David Villa. O golo de Villa é, contudo, no mínimo duvidoso. Daniel Alves arrancou a passe de Xavi e amorteceu para o remate vitorioso do camisola 7.

O At. Bilbao procurou responder de pronto, obrigando a defensiva catalã a redobrar a atenção. Por outro lado, abriu espaços que o Barça tentou aproveitar para fazer o 2-0.

Foi o que aconteceu aos 25 minutos, novamente com Villa em destaque, mas, desta feita, com o ferro da baliza de Iraizoz a levar a melhor.

Pouco depois, a resposta do At. Bilbao, por Llorente, obrigando Pinto a brilhar na baliza blaugrana. Uma grande defesa do substituto de Valdés, naquele que é apenas o seu sexto jogo na liga espanhola. O habitual titular está lesionado, Pinto mereceu a oportunidade.

O Barcelona estava, praticamente, obrigado a ganhar após dois jogos com resultados negativos (empatou em Gijón e a meio da semana perdeu em Londres). Uma fase complicada agravada pela vitória da véspera do Real Madrid, que reduziu para dois pontos a distância entre ambos. Prova superada.

Uma jogada mágica de Messi:



Golo de David Villa:



Golo de Messi:



Golo de Iraola:



CLASSIFICAÇÃO DA LIGA ESPANHOLA

24ª jornada:

Sábado

Valência-Sp. Gijón, 0-0

Real Madrid-Levante, 2-0

(Benzema, 6m; Ricardo Carvalho, 40m)

Saragoça-At. Madrid, 0-1

(Aguero, 65m)

Domingo

Almeria-Deportivo Corunha, 1-1

(Piatti, 48m)(Aranzubia, 90m)

Getafe-Racing Santander, 0-1

(Pinillos, 88m)

Osasuna-Espanhol, 4-0

(Nekounam, 14m e 55m g.p.; Lolo, 80m; Soriano, 88m)

Villarreal-Málaga, 1-1

(M. Ruben, 36m)(Fernandez, 82m)

Sevilha-Hércules, 1-0

(Rakitic, 21)

Barcelona-At. Bilbao, 2-1

(Villa, 3; Messi, 78) (Iraola, 50, g.p.)

Segunda-feira

Real Sociedad-Maiorca