Kays. É este um nome de um jovem futebolista, de apenas 7 anos, que está a gerar enorme polémica em França. Barcelona e Lyon estão envolvidos numa história que está repleta de interrogações.
Tudo começa com um artigo que saiu no jornal «Tribune de Lyon». Nele, os pais de Kays anunciavam que o seu filho estava prestes a deixar o Lyon para assinar pelo Barcelona, onde já tinha prestado provas. Radouane e Antonia, os progenitores, garantiam mesmo que no clube de Lisandro Lopez e Cissokho não se via um talento assim há muito tempo. «Disseram-se que, em trinta anos, só viram dois talentos assim: o Benzema e o meu filho», garantiu o pai.
A notícia do «Tribune do Lyon» lançou a polémica. Em França houve logo quem pedisse um castigo para o emblema espanhol, na linha do que aconteceu com o Chelsea, por alegadamente ter «desviado» um jovem do Lens.
O Barcelona apressou-se a desmentir a contratação, garantindo que os testes feitos por Kays no clube nada significam. O emblema catalão afiança que só paga a formação dos atletas a partir dos 10 anos. Só nessa altura eles são integrados em La Masia, o centro de formação blaugrana. Como tal. Kays teria estado integrado num campo de férias, que é pago pelos pais das crianças e que funciona com inscrições.
Esta informação foi, de certa forma, confirmada por um outro interveniente. É que em França há quem diga mesmo que Kays nem sequer joga no Lyon, mas sim no FC Gerland, equipa da mesma região. Giovanne Joseph, o líder deste clube, assegura que a criança esteve no clube entre os 4 e os 6 anos, mas que há um ano se mudou para o Lyon. Sobre a polémica transferência para o Barcelona, Joseph confirma que Kays foi inscrito num campo de férias, mas diz que os responsáveis do clube espanhol ficaram, de facto, impressionados com o talento de 7 anos, e decidiram garantir a sua contratação.
Ao que parece, a mãe de Kays é espanhola, motivo pelo qual a família costuma passar a fronteira regularmente. As férias de verão terão sido passadas em Espanha, e terá sido nessa altura que a criança esteve a treinar nas escolas do Barcelona. Agora resta saber se vai mesmo para La Masia ou não. Existem duas hipóteses: ou o Barcelona teme ser punido pela UEFA e está a esconder o jogo, ou então esta história é apenas fruto da imaginação dos pais de Kays, obcecados pelo sonho de ver o filho tornar-se uma estrela do futebol.