No futebol são comuns as referências ao peso da camisola, normalmente associadas à responsabilidade de um jogador quando representa um grande emblema. É o caso do Barcelona, mas desta vez sem qualquer segundo sentido. Os jogadores queixam-se literalmente do peso do equipamento fornecido pela Nike e garantem que vai ficando mais pesado durante o jogo.

Galeria: equipamentos 2011/12

Os pupilos de Pep Guardiola já tinham reparado nesse pormenor na pré-temporada, no decorrer da digressão pelos Estados Unidos. Reclamaram a quem de direito, mas como não foram ouvidos decidiram levar uma balança para o balneário para comprovar os próprios argumentos. Os resultados foram surpreendentes. A camisola no final dos jogos chegava a pesar entre 300 gramas a meio-quilo a mais em relação ao seu peso original.

Segundo o jornal «El País», a Nike já está ao corrente sobre as queixas dos catalães e anunciou que vai resolver o problema «em duas semanas». Na apresentação dos novos equipamentos, a marca norte-americana tinha dito que o tecido «Dri-FIT» ajuda a evaporar rapidamente o suor e «ajuda a manter o corpo seco e comodo em todo o momento». Faltou apenas dizer para onde ia o suor¿