O F.C. Porto sagrou-se campeão da Liga Portuguesa de Basquetebol, ao vencer neste sábado o Queluz no quarto jogo da final do «play-off» por 74-72, num encontro emocionante realizado no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz.
Os dragões conquistaram a sua terceira vitória nos duelos com o Queluz e festejaram, depois de bastante sofrimento, o título. A equipa portista sucede assim à Portugal Telecom na lista dos campeões da liga. Para o treinador Luís Magalhães, que assumiu o comando técnico do F.C. Porto nesta época, este é aliás o quarto título consecutivo, sendo que os outros três foram conquistados ao serviço da PT.
Depois de um bom segundo período, o Queluz saiu para o intervalo a vencer por 39-33. No entanto, a equipa portista soube reagir à desvantagem e dar a volta ao resultado no regresso ao encontro.
Na recta final, o encontro não poupou emoções. O marcador registava 72-71 favorável aos dragões a 12 segundos do final e o Queluz beneficiou de dois lançamentos livres, mas Armando Costa falhou, entregando o triunfo aos portistas.
Sob a arbitragem de José Araújo, Valdemar Cabral e Fernando Rocha, as equipas alinharam e marcaram:
Queluz: Francisco Rodrigues (10), João Santos (4), Thomas Adams (9), Roman Rubchenko (11), Leroy Watkins (15) - cinco inicial - Charles Mandic (4), Armando Costa (9), Anastácio Sami (10) e Luís Machado.
FC Porto: Scott Stewart (4), Heshimu Evans (14), Élvis Évora (13), Ian Stanback (15), Carlos Andrade (10) - cinco inicial - Adrian Laborda, Shawn Simpson (13), Sérgio Silva (3) e Paulo Cunha (2)

Marcha do marcador: 18-19 (primeiro período), 21-14 (segundo), 15-28 (terceiro), 18-13 (quarto).