A NBA anunciou a criação de um torneio paralelo à mais mediática liga de basquetebol do planela.

Entre 3 de novembro e 9 de dezembro, todas as 30 equipas vão discutir a conquista da primeira NBA Cup da história.

No torneio In-Season (foi assim denominado), as equipas serão divididas por seis grupos de cinco, sendo que a distribuição delas será estabelecida através de dois critérios: a conferência em que competem (Este ou Oeste) e os resultados obtidos na fase regular da temporada anterior.

Mas se pensa que as equipas terão ainda mais jogos ao longo da época, desengane-se. Estes encontros contam também para a fase regular de 82 jogos, mas ganham, claro está, importância extrema, uma vez que joga-se neles mais do que um lugar nos playoffs.

Na chamada fase de grupos, as equipas defrontam-se uma vez entre si: cada uma delas joga duas vezes em casa e duas fora de portas. Apuram-se para a fase seguinte, a eliminar, as oito melhores equipas: os vencedores de cada um dos seis grupos e os dois melhores segundos classificados (um de cada conferência).

E a partir desta fase, ainda com Oeste e Este separados até à final, não há segundas oportunidades como nos playoffs, já que tudo se decide em apenas um jogo. A partir das meias-finais, o torneio In-Season viaja para Las Vegas para a decisão, onde os quatro franchises sobreviventes vão discutir, entre 7 e 9 de dezembro quem ergue a primeira NBA Cup.