O Benfica venceu a décima edição do Torneio do Guadiana, derrotando, neste domingo, o Aston Villa, por 4-1, com golos de David Luiz, Saviola (2) e Cardozo. Carew marcou pelos ingleses. Os encarnados conquistam o troféu pela quarta vez, sendo agora o clube mais vitorioso da competição.

Frente aos ingleses, Jorge Jesus voltou a testar o plano B, em 4x3x3, «com algumas nuances», como o próprio anunciou. Luisão começou a titular, no lugar de Sidnei, certamente já a pensar no jogo com o F.C. Porto, para a Supertaça. Airton, mais recuado, com Carlos Martins e Aimar mais adiantados, formaram um meio-campo dinâmico, no apoio ao trio de ataque: Cardozo, mais fixo, Saviola e Jara, mais móveis, caindo, quando necessário, nos flancos. Nas movimentações ofensivas, Fábio Coentrão foi o lateral com mais liberdade para subir, aparecendo então David Luiz a fechar o lado esquerdo da defesa com Airton a recuar para junto de Luisão.

Sempre em pressão alta, o Benfica teve muita bola na primeira parte, controlando o jogo desde o início, chegando sempre primeiro que o adversário, evidenciando já bons indicadores dos níveis físicos, como ficou demonstrado no primeiro golo, quando David Luiz antecipou-se a Delfouneso, à entrada do meio-campo, rematando depois com a bola a tocar em Dunne e a enganar o guarda-redes.

Os ingleses viam o Benfica jogar e, só por uma vez, aproximaram-se da baliza de Roberto: aos 23 minutos, por Albrighton, que entrou pela direita, rematando cruzado ao lado do poste esquerdo. O Benfica aparecia sempre com muitos jogadores nos últimos 30 metros e com muitas trocas de bola e de posição, que confundiam os ingleses. Não foi de estranhar então que o marcador se avolumasse, com Saviola e Cardozo a darem uma vantagem tranquila, antes do intervalo.

Melhor recomeço de jogo não podia ter o Benfica, com Saviola a bisar, aos 50 minutos, aniquilando de vez o adversário. O argentino ainda acertaria no poste da baliza de Friedel, pouco depois. Jesus estava descansado com o resultado e com a exibição da equipa, começando a rodar jogadores, mas sem mexer no esquema delineado, apesar da entrada de Gaitán. O argentino ocupou um dos lugares da frente, trocando várias vezes de posição com Jara, ficando Kardec mais fixo. As substituições tiraram intensidade ao Benfica e os ingleses aproveitaram para subir no terreno. Carew, aos 69 minutos, amenizou a derrota, falhando pouco depois nova oportunidade para marcar, salva por David Luiz, em cima da linha de golo.

Ficha de jogo

Torneio do Guadiana

Estádio Municipal de Vila Real de Santo António

Árbitro: João Capela (Lisboa)

BENFICA, 4

Roberto; Ruben Amorim (Luís Filipe, 46), Luisão (Sidnei, 46),u David Luiz e Fábio Coentrão; Carlos Martins, Airton (Javi Garcia, 46) e Jara; Saviola (Gaitan, 62), Aimar (César Peixoto, 62) e Cardozo (Kardec, 62)

Suplentes não utilizados: Moreira, Fábio faria, Ramires, Felipe Menezes, Weldon e Roderick

Treinador: Jorge Jesus

ASTON VILLA, 1

Brad Friedel; Luke Young, Carlos Cuéllar (Curtis Davies, 12), Richard Dunne e Shorey (Downing, 46); Marc Albrighton (Weinmann, 83), Stilyan Petrov, Steve Sidwell e Ashley Young (Warnock, 46); Nathan Delfouneso (Carew, 57) e Emile Heskey (Reo-Coker, 46)

Suplentes não utilizados: Guzan; Bannan Davies, Lichaj, Clark e Beye

Treinador: Martin ONeill

Ao intervalo: 3-0

Marcadores: 1-0, por David Luiz (10); 2-0, por Saviola (36); 3-0, por Cardozo (43); 4-0, por Saviola (50); 4-1, por Carew (69)

Disciplina: cartão amarelo a Richard Dunne (42), Stilyan Petrov (45) e Marc Albrighton (66)