[artigo publicado originalmente a 12/09/2011]

O Benfica-Manchester United tem longa história, que terá novo episódio nesta quarta-feira, quando as duas equipas se voltarem a defrontar. O maior confronto foi, claro, a final da prova em 1968, com os ingleses a derrotarem os encarnados por 4-1, após prolongamento, em Wembley. Agora, na Luz, os «red devils» podem alcançar um feito inédito e o Benfica procura a sétima vitória consecutiva em casa para a UEFA. Veja os dados:

O Benfica só por uma vez venceu o Manchester Utd, em sete jogos disputados. Perdeu os outros, o 1-5 de 1966, foi mesmo a primeira derrota dos encarnados, em casa, nas provas europeias. É, também, o pior resultado de sempre do Benfica na Luz nas competições da UEFA.

A única vitória do Benfica foi em 2005/06 e coincidiu com a última vez que a equipa chegou aos oitavos-de-final. Das duas formações restam Luisão, Rio Ferdinand, Park Ji-Sung, Ryan Giggs, Wayne Rooney e Darren Fletcher, que não jogou.

O Benfica procura a sétima vitória consecutiva, em casa, na Europa, depois dos dois triunfos na qualificação para esta Liga dos Campeões.

No caminho para a final da época passada, o ManUtd venceu cinco vezes e empatou uma fora de portas. Não sofreu qualquer golo em 540 minutos.

O Benfica perdeu 18 vezes em casa para as provas europeias e mais uma como visitado, no Bessa, com a Lazio. O Manchester United pode ser a primeira equipa a vencer por três vezes em casa do Benfica. Neste momento, conta com duas vitórias na Luz, tantas quanto o Liverpool.