O Benfica anunciou um pedido de esclarecimentos ao comandante nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), na sequência dos incidentes que ocorreram no fim do jogo deste domingo entre o clube da Luz e o Vitória de Setúbal, no Estádio do Bonfim.

De acordo com o clube «foram muitas as pessoas, incluindo algumas mulheres e crianças que tiveram de receber assistência hospitalar».

Segundo o tvi24.pt conseguiu apurar junto do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal e do INEM foram levadas para o hospital da cidade, nessa noite, quatro pessoas.

Uma fonte do CDOS explicou que a primeira ocorrência foi registada à 22h01, quando uma pessoa, cujo sexo nem idade foram especificados, e que foi vítima de «doença súbita».

Não se sabe se este caso foi ou não motivado por um qualquer episódio violento. Mas foi explicado que mais tarde, às 22h29, foi registado um novo incidente, quando bombeiros locais tiveram de levar do Bonfim uma pessoa vítima de agressão - mais uma vez não foi revelado o sexo nem a idade.



Menos de 20 minutos depois, outras duas pessoas foram também para o hospital - às 22:47, de acordo com o CDOS.

Uma fonte do INEM disse que o Instituto de Emergência Médica só tem no seu registo estas últimas duas vítimas. Foi explicado que se tratam de dois homens, um com 17 anos e outro com 25.

Apresentavam sinais de agressão. Esta fonte anotou que os ferimentos - «traumatismos torácicos e cranianos» - terão sido provocados por cassetetes da polícia.

O tvi24.pt contactou ainda ao final da manhã o centro hospitalar de Setúbal, que esclareceu apenas que não havia «ninguém internado em consequência do jogo de ontem ou de eventuais desacatos».

Foi ainda salientado que este domingo não foi registado qualquer movimento anormal de entrada de vítimas «para além das situações normais».

O tvi24.pt contactou ainda o comando nacional da PSP, a quem enviou um pedido de esclarecimento sobre este caso. Fonte do departamento das relações públicas indicou no último contacto efectuado que essas questões haviam sido remetidas «a quem de direito», mas sem que fosse apontada uma hora previsível para resposta.

O comunicado do Sport Lisboa e Benfica foi publicado esta segunda-feira de manhã na página oficial do clube na Internet.

Leia o comunicado do Benfica:

«Na sequência dos muitos relatos que entre a noite de ontem e a manhã de hoje têm chegado ao Sport Lisboa e Benfica, e que dão conta do excesso de violência e da desproporção da força utilizada em face dos acontecimentos verificados no final do jogo entre o Vitória de Setúbal e o SL Benfica, ontem à noite, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica escreveu uma carta ao Comandante Nacional da PSP, no sentido de este poder apurar da necessidade e da violência utilizada naquela intervenção policial, uma vez que foram muitas as pessoas, incluindo algumas mulheres e crianças que tiveram de receber assistência hospitalar».