O investimento do Benfica para a temporada 2009/10 alargou a rede de profissionais na folha salarial da SAD encarnada. Neste momento, contrariando a realidade do passado recente, o clube encarnado é aquele que coloca mais jogadores a rodar em outros emblemas. São 60 activos nos quadros, contando ainda com Sepsi, que se prepara para formalizar a desvinculação e rumar ao FC Timisoara.
Jorge Jesus já recebeu três caras novas para atacar a segunda metade da temporada. Airton, Kardec e Éder Luís alargam o plantel do Benfica para 30 jogadores, obrigando a novo processo de colocação de excedentários.
O treinador encarnado fez uma triagem no início da presente época mas a SAD não conseguiu encontrar soluções imediatas para alguns activos. Jorge Ribeiro e Javier Balboa têm aproveitado a Liga Intercalar para ganhar ritmo competitivo. Para além destes, o Benfica deparou-se com a devolução de alguns elementos.
O Belenenses recebeu Fellipe Bastos e Adu mas não valorizou os activos, acabando por devolver os dois jogadores ao emblema da Luz. Sepsi também deixou o Racing de Santander, mas está a formalizarr a transferência para o FC Timisoara.
Nos juniores, evoluem várias promessas já com contrato profissional. Ainda assim, para esta listagem, esses nomes não foram contabilizados, uma vez que estão a ser aproveitados nos escalões de formação. O avançado Nélson Oliveira, que tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, é a estrela mais cintilante da companhia.
Para além dos 34 jogadores que trabalham no universo encarnado, uma pesquisa detalhada encontra mais 25 elementos com ligação contratual ao Benfica. Jorge Jesus observa, à distância, 18 atletas nos escalões do futebol português e mais nove em outros países. Makukula tem sido o elemento com maior aproveitamento fora de portas.
Profissionais nos quadros do Benfica:
Plantel do Benfica (27 jogadores): Moreira, Quim, Júlio César; Maxi Pereira, Luís Filipe, Luisão, Roderick, David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor, Shaffer e César Peixoto; Ruben Amorim, Javi Garcia, Ramires, Urreta, Fábio Coentrão, Di María, Aimar, Carlos Martins e Felipe Menezes; Cardozo, Mantorras, Keirrison, Weldon, Nuno Gomes e Saviola;
Reforços de Janeiro (3 jogadores): Airton (ex-Flamengo), Alan Kardec (ex-Vasco da Gama) e Éder Luís (ex-At. Mineiro);
Profissionais não integrados no plantel (5 jogadores): Sepsi, Jorge Ribeiro, Fellipe Bastos, Balboa e Freddy Adu;
Profissionais cedidos em Portugal (17 jogadores): Halliche (Nacional), José Alves «Coelho» (P. Ferreira), Leandro Silva (V. Guimarães), Marc Zoro e Rúben Lima (V. Setúbal); Romeu Ribeiro (Trofense), Yartey e Leandro Pimenta (Beira Mar), Ivan Santos, Miguel Rosa, André Soares e Adriano Silva (Carregado), João Pereira, André Carvalhas e David Simão (Fátima); Abel Pereira e Ivanir Rodrigues (Mafra)
Profissionais cedidos no estrangeiro (8 jogadores): Walter Moraes (12 Octubre, Paraguai), Edcarlos (Cruz Azul, México), Andrés Diaz (Barcelona, Equador), Marcel (Santos, Brasil), Binya (Neuchatel Xamax, Suiça), Patric (Avaí, Brasil), Yebda (Portsmouth, Inglaterra) e Makukula (Kayserispor, Turquia).