O Benfica e a NOS celebraram no passado dia 2 de dezembro um acordo para a cedência direitos de transmissão televisiva dos jogos da equipa principal das águias e para a transmissão e distribuição da BTV, que foi apresentada esta quinta-feira em pleno relvado do Estádio da Luz. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o presidente da NOS Lusomundo Audiovisuais SA, Miguel Almeida, explicaram os contornos do negócio que fará com que o clube «encarnado» receba 400 milhões de euros nos próximos 10 anos. Eis a resposta a cinco questões essenciais.
1) Quanto vai o Benfica receber por época?
Miguel Almeida respondeu a esta questão, afirmando que o valor a receber pelo Benfica «na primeira época, 2016/17, será de 36 milhões de euros» e que «a remuneração é progressiva» e «crescente ao longo do período dos 10 anos». Referiu ainda que o valor recebido corresponde 75 por cento aos direitos de transmissão televisiva dos jogos caseiros das águias e 25 por cento aos direitos de distribuição da BTV.
2) Os 400 milhões de euros provenientes deste negócio serão para reduzir o passivo?
Nesta questão, Luis Filipe Vieira foi perentório: «O passivo exigível não chega a 400 milhões. Os respetivos vencimentos, contas e empréstimos obrigacionistas logicamente que iremos pagar na totalidade. E penso que ainda vai sobrar muito dinheiro».
O presidente assegurou que o valor que este negócio proporcionará aos cofres da Luz será para abater na totalidade o passivo do clube: «Os 400 milhões de euros não são para comprar jogadores e serão para, de vez e definitivamente, todo e qualquer benfiquista sentir que é dono do clube.»
3) O que acontece à BTV?
A BTV regressa ao seu formato inicial de Benfica TV, transmitindo apenas os jogos «da equipa B, formação e modalidades amadoras», referiu o presidente da NOS, Miguel Almeida. O canal não terá qualquer custo para os clientes da NOS, tal como não tinha antes do clube da Luz garantir o direito a transmitir os seus jogos em casa e a Liga Inglesa.
4) Onde podemos ver o Benfica na próxima época?
Ainda não está definido onde os clientes poderão ver os jogos do Benfica e Miguel Almeida revelou que o cenário Sport Tv é possível. «Ainda não nos sentamos a falar com outros operadores nem com outros parceiros media. A nossa intenção é que estes conteúdos, quer jogos do Benfica quer a Benfica TV, sejam disponibilizados em todos os operadores desde que demonstrem interesse pelos mesmos. Em que canal serão transmitidos é ainda prematuro dizer, embora o cenário Sport Tv seja possível, tal como são outros.»
Surgiu ainda a possibilidade dos jogos continuarem a ser transmitidos pela Benfica TV, mas Miguel Almeida afastou essa hipótese.
Sobre o canal dos jogos do Benfica, Luis Filipe Vieira deixou toda a responsabilidade para a NOS: «Nós vendemos os direitos à NOS e sabemos que no canal onde estiverem os jogos do Benfica irá haver todo o rigor e isenção como é timbre da NOS. Não estamos minimamente preocupados com isso.»
5) A BTV tinha o direito das Ligas Italianas e Francesas por mais duas épocas. Continuarão no canal?
«Até dia 30 de junho serão transmitidas no canal do Benfica», afirmou Luís Filipe Vieira. Nem mais uma palavra sobre esta assunto na apresentação, mas como a NOS comprou todos os conteúdos que a BTV divulgava, é expectável que negoceie com um canal a divulgação destas ligas.
Direitos televisivos
A sua revista digital
11 dez 2015, 10:14
Cinco perguntas e respostas sobre o acordo do Benfica com a NOS
O passivo do clube, o valor a receber por época, o futuro da BTV e onde ver as «águias» na próxima época são os assuntos principais
O passivo do clube, o valor a receber por época, o futuro da BTV e onde ver as «águias» na próxima época são os assuntos principais
Continuar a ler
NOTÍCIAS MAIS LIDAS