O FC Porto-Benfica já começa a ferver, quando ainda faltam quatro dias para o clássico da jornada 13 da Liga.

Helton, antigo guarda-redes, de 39 anos, que jogou muitos duelos entre grandes nas onze épocas em que representou os dragões, salienta que a vitória pode ser um «grande passo» para a equipa de Sérgio Conceição.

«Vejo o FC Porto bem mais consistente: em caso de vitória dará um grande passo, embora isso não dite o fim do campeonato para o Benfica. Quando se trata de um clássico, não se trata de estar à frente ou atrás na classificação. Há sobretudo que manter a personalidade. Não acredito que o empate nas Aves influencie o rendimento da equipa. Estamos a falar de jogadores de alto nível. Há que continuar com a cabeça serena e focados no objetivo», disse o guarda-redes brasileiro de 39 anos à margem do World Scouting Congress 2017, que decorre esta segunda-feira em Vila Nova de Gaia.

Helton elogiou ainda Sérgio Conceição, de quem diz ser «fã», e evita dar conselhos ao técnico portista na disputa entre Casillas e José Sá pela titularidade na baliza: «Não queria falar sobre os colegas; tive oportunidade de trabalhar com ambos. Não é só o Iker ou o José. Há também o Andorinha (alcunha de João Costa, guarda-redes do plantel FC Porto), mas a opção é do treinador e temos que respeitar (…) No meu tempo, em momento algum me considerei titular absoluto. Conquistar o espaço pode até ser fácil, difícil é manter.»