Triste e desalentado. Foi assim que Toni entrou na sala imprensa depois do empate frente ao Campomaiorense. O treinador do Benfica revelou que ainda acreditou num resultado positivo no final da primeira parte, mas, depois do escalabro do segundo tempo, acabou por considerar o empate justo. 

«Foi um resultado que não nos interessava. Queriamos interromper o ciclo de derrotas em que tínhamos mergulhado há algum tempo. Mas, embora na primeira parte tivéssemos alguns bons momentos de futebol, criando oportunidades, a segunda parte foi diferente. Fomos perdendo o controlo do jogo e depois acabámos por sofrer um golo e sucederam-se as expulsões que nos colocaram em grandes dificuldades. Mas chegámos ao final do jogo com um empate, sofrendo alguma pressão do Campomaiorense quando reduzidos a nove unidades. Por isso acaba por ser justo o empate».  

Numa altura em que o Benfica procurava o golo do empate ficou reduzido a nove unidades depois das expulsões de Roger e Kandaurov. Os dois jogadores jogadores viram o cartão vermelho directo e Toni deu a entender que poderão sofrer castigos disciplinares no clube. «Não tenho a imagem de Kandaurov, não sei se houve agressão. Se o fez, obviamente que será disciplinarmente punido. Em relação ao Roger foi por palavras proferidas ao árbitro. Já o tinha avisado para evitar essas situações...».  

Há cinco semanas, o Estádio da Luz encheu-se para receber o Boavista com o primeiro lugar no horizonte. Depois do empate de hoje, a Taça UEFA parece um objectivo difícil de alcançar. «O resultado não serve ao Benfica nem ao Campomaiorense. Há quatro ou cinco semanas discutíamos os lugares que davam acesso à Liga dos Campeões e agora estamos relegados para uma posição em que nem sequer as portas da UEFA estão abertas», confessou Toni acrescentando que apostava forte neste jogo para inverter o ciclo de maus resultados. «Queríamos um resultado que nos permitisse recuperar novamente os índices de confiança numa época que tem sido pautada por muitos altos e baixos. Por isso eu dizia ontem que estávamos a partir da estaca zero. Depois de termos feito um período em que enchemos o balão da esperança que, depois do jogo do Boavista, se esvaziou e nos relegou para esta posição».  

Além dos castigos, a desmotivação dos jogadores poderá ser um problema para os próximos jogos do Benfica. Mas o Toni quer uma reacção rápida já no próximo jogo, no Estádio da Luz, com o Marítimo. «Na primeira parte a atitude dos jogadores, a determinação e entrega estiveram presentes. Na segunda perdemos o controlo do jogo e, quando estávamos a tentar mudar o rumo dos acontecimentos, surgiu o golo e depois as expulsões. Os próximos jogos iremos prepará-los um a um. Mesmo com algumas lesões e castigos. Mas esperamos que os jogadores possam responder positivamente e já no próximo jogo frente ao Marítimo». 

No sábado, na habitual conferência de imprensa, Toni tinha dito que o título de «último treinador campeão» poderia ser substituído, no final da época, pelo de «primeiro treinador a não levar o Benfica às competições europeias». Hoje, Toni voltou a reforçar a mesma ideia deixando no ar palavras misteriosas. «Cá estarei para assumir as minhas responsabilidades. Eu nunca fugi delas. E tenho uma verdade que mais tarde direi sobre esta situação». Perante a insitência dos jornalistas para revelar a referida «verdade», Toni refugiou-se dizendo que «mais tarde falamos». 

Diamantino: «Esperava um Benfica com mais garra» 

Diamantino estava satisfeito com o empate e considerou que o Campomaiorense foi superior ao Benfica em toda a linha. «Por aquilo que fizemos em todo o jogo, principalmente na segunda parte, penso que fomos superiores ao Benfica em todos os capítulos do jogo. Acabámos por pecar numa situação que eu tinha previsto ao intervalo e que tinha dito aos jogadores para não o fazerem. Mas é a tendência natural quando se está a ganhar por 1-0 contra dez. Em vez de pressionarmos no meio-campo do Benfica, recuámos e isso foi-nos fatal». 

Quando o Benfica ficou reduzido a nove unidades, o Campomaiorense teve oportunidades soberanas para conseguir os três pontos. Diamantino lamenta, mas não deixou de ficar contente. «Nos últimos quinze minutos fizemos uma grande exibição e podiamos ter feito dois ou três golos. Foi pena, mas ao mesmo tempo fiquei contente por confirmar que o Campomaiorense melhora de dia para dia e que tem todas as possibilidades de ficar na I divisão. Quero chegar ao final do campeonato e ter a alegria, ao ter aceite este convite, de que o vamos conseguir. O clube merece ficar na I Liga». 

O treinador do Campomaiorense manifestou-se surpreendido com a atitude do Benfica e revelou que esperava mais dificuldades. No final, Diamantino desejou que os encarnados melhorem rapidamente. «O Benfica nem sempre entra bem. Mas esperava um Benfica com mais garra, ferido no seu orgulho pelos últimos resultados. Mas não foi assim e ainda bem para nós. Mas também espero que o Benfica melhore rapidamente porque esta direcção bem o merece».